21 de nov. de 2007

Um bloco de mierda

Apesar de o governo brasileiro já ter concordado com a entrada da Venezuela no Mercosul há mais de um ano, a adesão do país ao bloco precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.
Nesta quarta-feira (21), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados vota a proposta de adesão da Venezuela ao Mercosul. (do G1)

Comentário: a entrada da Venezuela no Mercosul, quer dizer, a entrada desta Venezuela comandada pelo demente Chávez, é a negação dos preceitos que possibilitou a formação do bloco. Significa que este será um bloco predestinado a ser o que a América do Sul já representa no cenário mundial: um bloco de mierda.
Em 1998 foi incluído no estatuto de criação do Mercosul a clausula democrática que prevê a saída do país que se afastar da democracia. A Venezuela vive uma instabilidade política ao adotar posturas despóticas e centralizadoras, sem contar com o charlatão do Chávez, absolutamente ridicularizado mundialmente. A inclusão desse país além de infringir o regimento do Mercosul é um grande risco, pois prejudica qualquer acordo internacional ou atração de novos investimentos que o bloco possa pretender.
As diferenças entre a Venezuela de Chávez e o restante dos países extrapolam os hábitos, costumes, língua e moeda, são assimetrias políticas que devem ser repudiadas pelo bloco, caso este deseje projeção e posição internacional.

Nenhum comentário: