3 de dez. de 2007

E agora Fidel?

Por Giulio Sanmartini

A Venezuela chavista gastou em 5 anos, 6 trilhões de dólares na compra de armas russas e chinesas: aéreos de combate, navios de guerra, helicópteros de assalto, mísseis terra ar e sistema de radares Mas o país está na seguinte situação: os hospitais estão em colapso. A criminalidade atingiu níveis de 10 guerras do Iraque. Só em 2005 morreram na mão da delinqüência 18 mil pessoas. Estimativas do ministério da Educação se referem à falta de 20 mil escolas e as poucas restantes estão degradas, em ruínas. Nos supermercados falta leite e seus subprodutos. Doenças que tinham sido erradicadas retornaram, como a dengue e o sarampo. Mas Chávez compra 100 bilhões de papeis micados da Argentina. Pessoas morrem nas estradas mal conservadas, mas Chávez manda seu exército à Bolívia para asfaltar suas estradas.
Manda petróleo a fundo perdido ao seu amigo e “compañero” Fidel Castro, mas em Caracas, o preço do botijão de gás aumentou de três vezes.
Se o coronel, aspirante a ditador cumprir sua promessa de respeitar o resultado do plebiscito, em pouco tempo deverá deixar o Palácio Miraflores, caso não cumpra a promessa estará a beira de uma guerra civil de conseqüências imprevisíveis, mas nada boas. De qualquer forma, ao que tudo indica; acabou a era Chávez. Assim os cubanos se preparam para a falta de petróleo. Na foto Rigoberto Molina (41) puxa um caminhão de 30t de Nova Paz para Havana, economizando gasolina..

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo texto Giulio, brilhante como sempre. Rico, informativo, e atual.

ma gu disse...

Alô, Giulio.

Nosotros no somos tan optimistas. Todo puede ser peor...

Anônimo disse...

O comentário sobre a foto de Rigoberto Molina, dizendo que puxa um caminhão de 30 toneladas, de Nova Paz para Havana, para economizar gasolina, é capcioso.
Primeiro, o caminhão é movido a óleo diesel.
Segundo, o que Rigoberto Molina estava fazendo era demonstrar sua força descomunal, como divulgado na crônica “Cubano con fuerza insólita mueve camiones y sueña con arrastar um avión”, em
http://www.hoymujer.com/famosos/el-cotilleo/cronica,Cubano,fuerza,insolita,45718,12,2007.html

Anônimo disse...

É, TEMOS QUE REPENSAR A GEOPOLÍTICA LATINO-AMERICANA E, SE O JORGE SERRÃO DO ALERTATOTAL.BLOGSPOT.COM ESTÁ CERTO, POR TRÁS DE TODA A POLÍTICA PETROLIFERA DE CHÁVEZ ESTÁ UM CONSELHEIRO E ESTRATEGISTA-MOR: O JOSÉ DIRCEU. AFINAL, QUEM GOVERNA O BRASIL E QUAL A FINALIDADE DESTE IMBRÓGLIO ECONÔMICO, POLÍTICO E DIPLOMÁTICO?