7 de dez. de 2007

PCH sem dono

100 índios Enawene Nawe ocuparam o canteiro de obras de três PCHs (Pequena Central Hidrelétrica). Essas PCHs fazem parte do complexo do Juruena, que no total serão seis PCHs.
Em junho deste ano o BNDES aprovou um financiamento de R$ 360 milhões para a construção desse parque gerador de energia elétrica, localizado no rio Juruena. (leia o texto: A tirania da retidão)
Em carta, os índios explicam que estão ocupando as obras das PCHs para "cobrar esclarecimentos sobre o início das obras das no rio Juruena". Eles querem saber "quem autorizou o início das obras".
Os índios dizem que caso não sejam realizados os estudos de impacto ambiental, que aguardam há três anos, eles não permitirão a construção das PCH’s. "Nós já conversamos com o procurador geral da república de Mato Grosso sobre a realização de novos estudos independentes por especialistas para avaliação dos possíveis impactos que serão causados pelas PCH’s. Nesta ocasião o procurador se comprometeu a formar este novo grupo de estudos, mas não o fez". "Também queremos saber como o dinheiro da compensação foi para nas mãos da Funai sem o nosso conhecimento. Os impactados pelo empreendimento somos nós e por este motivo a questão da compensação deve ser discutida diretamente conosco e não com a Funai"

OBS:
liguei para uma fonte agora a pouco para saber de quem são as PCHs ocupadas.
Ele respondeu que nenhuma pertence ao governador Blairo Maggi.


Sei, entendi. Claaaaro. Nem passou pela minha cabeça. Sei. Ahãm!!!!

Nenhum comentário: