1 de dez. de 2007

Quando os bons partem!!!

Por Erni Bender

O começo desta semana foi marcado por muita tristeza para mim! Depois de lutar contra uma enfermidade, uma pessoa que admirava muito partiu deste plano terreno e foi fazer morada na eternidade!
Por mais que a gente compreenda a morte, e saiba que esta é a única certeza da vida, fica extremamente difícil aceitar uma pessoa deixar a vida com idades que considero muito jovem, apenas 62 anos. Mas foi assim, de forma rápida (no que considero aprazível, porque o sofrimento foi diminuto), que pareceu uma fração de segundos que ela partiu, e nos deixou com imensas saudades!
Para quem não conhece, estou falando de minha querida (e pra sempre) amiga Lira Wander, de Novo Cabrais. Tive a sorte e a oportunidade de conviver com esta senhora por aproximadamente seis anos, e digo pra vocês, eu só tenho coisas boas pra falar dessa pessoa.
A começar pela simplicidade! Uma pessoa que trabalhou por toda a vida, que conseguiu juntar um bom patrimônio mas que jamais abdicou da simplicidade. A gente muitas vezes conhece pessoas que na verdade “não são ninguém”, mas que agem como se tivessem o “rei na barriga”, mas ela não, a alegria e a simplicidade eram sua marca registrada. Tanto, que por onde ela passou, deixou inúmeros amigos. Ando por toda a região, e quando as vezes me identificava (com muita honra, confesso) amigo de Dona Lira e família, os sorrisos e os corações se abriam, porque quem conhecia a Lira, sabia que ela era uma pessoa iluminada.
Puxo na memória seu farto sorriso, seu jeito de falar e me bate uma saudade muito grande! Parece que “a ficha não caiu”, tenho a impressão de que quando for a Novo Cabrais almoçar com a família, como é de costume, vou encontrar minha amiga Lira, sorridente falando meu nome: “Olá seu Bender” ela costumava dizer com o rosto mais angelical do mundo. Que pena, nessas horas em que a morte nos bate a porta, sempre me vem à cabeça a velha máxima de que os bons é que partem cedo! Se isso é verdade eu não sei, mas no caso dela, não tenho nenhuma duvida, nunca ouvi ninguém fazer algum comentário que a desabonasse, e nunca ouvi ela me dizer nada que fosse desencorajador, muito pelo contrário, ela sempre tinha uma palavra de incentivo. A vida continua, eu sei, mas ficou muito mais chata sem a presença da Dona Lira!!!

Nenhum comentário: