7 de jan. de 2008

Procura-se um tucano

O jornalista Leandro Mazzini, hoje no JB online, escreve que o PSDB está em busca de um discurso nacional: “O PSDB vive um dilema em pleno ano de eleições municipais que, se não resolvido agora, pode atrapalhar muito os planos do partido para a sucessão presidencial daqui a dois anos”.
A falta de orientação do partido não chega a ser uma novidade para a população que vem assistindo, estarrecida, o pífio desempenho dos tucanos desde o primeiro mandato de Lula. Estão desorganizados, desunidos e descaracterizados. Uns, pelo simples motivo de não saber ser oposição, outros, e justamente esses lideram o partido, não possuem aptidão para ser oposição, ou melhor, não possuem dom para saírem das abas do poder.
Segundo a matéria do JB, o secretário-geral do partido, Rodrigo de Castro (MG) disse que “a união é um processo contínuo que deve ser construído” e acrescenta: “É lógico que pode haver divergências, mas deve haver um discurso. E qual o discurso do PSDB? Temos que construí-lo. Precisamos ir de novo às ruas, voltar às raízes, conversar com as organizações do terceiro setor e com a população de uma maneira geral”.
Essa de que o PSDB precisa “ir de novo às ruas, voltar às raízes”, é balela e o secretário-geral está apenas repetindo o que Fernando Henrique fala em todas as reuniões e encontros de tucanos. Acontece que o partido tem um problema congênito. O PSDB nasceu em gabinetes, jamais freqüentou as ruas. O partido não sabe qual o caminho das ruas e nem a linguagem do povo.
Quanto a encontrar um discurso, essa é outra balela. O discurso existe e grande parte dele foi escrito pelo próprio PT. O que não há é tucano que tenha coragem e disposição para discursá-lo.

Leia aqui a matéria “2008 e 2010 - PSDB busca militantes e um discurso nacional”.

3 comentários:

Anônimo disse...

O discurso do Alckmin na campanha para Presidente que, aliás, teve as contas reprovadas, não emocionou ninguém... Lula, mesmo com o Português errado, deu um baile nele... foi uma tristeza!
Faltou também apoio do Serra, que nunca perdoou a rasteira do Alckmin. O desgoverno Serra de hoje é mais para desmontar os esquemas da administração anterior, mas nem isso ele consegue, com medo, talvez, de um racha definitivo do Partido. Enquanto isso, o país sofre sem uma Oposição.

Anônimo disse...

Falta de discurso?
vou sugerir que vasculhem os parlamentos do mundo inteiro,os de Péricles ou Platão, até os faraós tinham discursos,e traduzidos em português.E os de Cícero?
Partido precisa de discurso,slogan ou mote? ou precisam de uma mentira bem urdida para melhor enganar?
Vou dar uma consultoria política gratuita para todos os políticos do Brasil;O Jose Dirceu cobraria uma fortuna por ela:"O melhor discurso é vamos tomar vergonha na safada da cara"

Anônimo disse...

O PSDB é um partido decepcionante.Vejamos dois casos bem aqui em Mt.Em Rondonópolis,o partido apóia o prefeito,do PR,e diz que terá candidato próprio nas próximas eleições,mas com um detalhe,os cargos que o partido tem na prefeitura não serão entregues.Em Cuiabá,o Sr. Santos,prefeito,deita-se para o governador "Brairo" passar por cima.É um partidinho safado.