No vestibular 2008 para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Colégio Militar de Porto Alegre obteve um recorde histórico de aprovações (sete pontos percentuais acima do recorde anterior, obtido em 2007) .
. Dos 122 alunos da 3ª Série/2007 que prestaram o concurso, 63 obtiveram aprovação em primeira chamada, totalizando 51,63%. Fora dessa contabilização, encontram-se ainda 11 alunos da 2ª Série/2007 e 1 aluno da 1ª Série/2007 que realizaram o vestibular como "treino" e também foram aprovados.
. O resultado final no vestibular 2008 da UFRGS traduz a excelência do ensino no CMPA e no SCMB. Veja abaixo as razões do sucesso dos alunos do Colégio Militar de Porto Alegre, postadas em seu portal Internet:
A expressiva e histórica aprovação no vestibular 2008 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a qual repercute hoje na grande imprensa do Estado e em clipagens nacionais, não se deveu a fatores isolados ou conjunturais. É fundamental constatar que, devido à modernização do ensino nos estabelecimentos educacionais do Exército, implantada pela alta direção de ensino da Força a partir do final do século passado, o incremento nos índices de aprovação em concursos e nos resultados de olimpíadas educacionais vem apresentando um incremento sensível ano após ano.
Prova disso são os expressivos resultados de alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) em olimpíadas de Matemática, Física, Astronomia, Química e Informática, bem como a aprovação desses em vestibulares considerados muito difíceis, como os do ITA, IME, UNICAMP, USP, etc. Somando-se a isso os resultados do ENEM nos últimos dois anos, quando o SCMB despontou como o sistema educacional melhor posicionado em todos os estados brasileiros onde há um Colégio Militar, é possível verificar que uma escola de excelência não é produto de uma conjuntura específica, mas sim de um conjunto de fatores que, agindo sinergicamente durante um largo período de tempo, produz resultados vitoriosos.
Em uma análise criteriosa, é possível elencar os vários fatores que contribuíram para o sucesso dos alunos do Colégio Militar de Porto Alegre:
- A preparação dos alunos para vida cidadã - aí incluídos os diversos concursos que esta pode lhe exigir - se inicia no 6º Ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª Série), pois nas séries iniciais é formada a base de conhecimentos que será decisiva para a continuação dos estudos. Tal preparação prossegue nas demais séries do EF e nas duas primeiras do Ensino Médio;
- No 3º Ano do Ensino Médio, o aluno cursa o chamado PREVEST (pré-vestibular), onde estuda as matérias dessa Série e também tem seu estudo dirigido para os vestibulares locais, especialmente o da UFRGS;
- Em 2006, por iniciativa dos professores e com o aval do Colégio, foi planejado e desenvolvido um projeto especial e experimental, chamado de "Vestibular 2008", onde os voluntários do então 2º Ano foram grupados em uma turma de 30 alunos e passaram a ter aulas especiais à tarde, assumindo o compromisso de permanecer no projeto, apesar da grande carga de trabalho que lhes seria exigida. Após o resultado do vestibular, esse projeto foi considerado um sucesso, pois 22 dos 30 alunos (73,33%) foram aprovados;
- Embora ainda não se tenha computado o percentual, acredita-se que o sistema de cotas tenha também participação no índice obtido. No entanto, é necessário esclarecer dois aspectos:
houve alunos que, embora estivessem dentro do universo permitido, optaram por não fazer parte das cotas;
embora o CMPA esteja no universo dos colégios públicos, muitos de seus alunos não podem ingressar como cotistas, pois o índice de transferência dos filhos de militares é bastante elevado, o que faz com que esses alunos não tenham cursado todo o Ensino Médio e, pelo menos, metade do Fundamental em escolas públicas;
o CMPA, há vários anos, aprova na UFRGS mais de 40% dos concludentes do 3º Ano do Ensino Médio. Em 2007, por exemplo, a aprovação foi de mais de 44% e, em 2006, de mais de 42%.
- Mais de 50% dos docentes do CMPA são mestres ou doutores. O Colégio busca e incentiva, incessantemente, o aperfeiçoamento profissional de seu corpo docente.
- A estrutura de ensino contempla um criterioso planejamento e organização do ano letivo e das avaliações. A existência de uma Supervisão Escolar, de Seções e Subseções de Ensino, de uma Seção Psicopedagógica e de uma Seção Técnica de Ensino fornece a infra-estrutura que suporta o rigoroso planejamento, organização e condução da educação.
- As provas bimestrais são confeccionadas pelos respectivos professores, mas passam por mais cinco crivos: chefe de Subseção (cadeira), chefe de Seção de Ensino, Seção Técnica de Ensino, Subdiretor de Ensino e Diretor de Ensino. No final do processo, a prova não é apenas responsabilidade do professor, mas sim do Colégio Militar.
- À semelhança da vida cidadã futura que encontrará após sua formatura, os alunos são submetidos a um sistema meritocrático de merecimento, onde se destacam aqueles que mais se dedicam e estudam, bem como os que melhor se conduzem dentro dos parâmetros exigidos pelo Colégio. Dentro desse contexto é que existe o Batalhão Escolar, onde os alunos têm uma classificação hierárquica de grau, e a Legião de Honra, para a qual são convidados os que mais se destacam em comportamento, procedimentos e aplicação.
- A carga horária anual é superior à mínima estabelecida pelo MEC.
- Além dos conteúdos disciplinares, são oferecidas ao aluno atividades extra-classe, como: diversas modalidades de esporte, xadrez, astronomia, coral, banda de música, teatro, clubes de disciplinas (matemática, história, literatura, ciências, filosofia, etc.) e grêmios sócio-recreativos. É incentivada a participação em olimpíadas educacionais, como: astronomia, física, biologia, matemática, etc., e em projetos sócio-assistenciais de apoio a pessoas carentes.
- A adoção de uniforme para todas as atividades possibilita que os alunos se destaquem apenas pelo que verdadeiramente são, e não pelo que vestem ou ostentam.
- Alunos, profissionais ou grupos que obtenham qualquer tipo de atuação positiva destacada intra ou extra-Colégio, recebem o reconhecimento do CMPA através de destaque em reuniões de alunos, de profissionais ou de ambos, ou ainda a citação em Boletim Interno e/ou na página Internet da instituição.
- A educação não se limita aos conteúdos das disciplinas. São também trabalhados e cultuados valores, como: respeito, ordem, organização, honestidade, honra, princípios morais, lealdade e responsabilidade pessoal e social, mas sempre dentro de um clima de amizade e camaradagem. Esse fato motiva uma forte e perene ligação afetiva entre alunos e ex-alunos com o Colégio Militar.
- A educação está baseada na harmonia e interação, profícua e constante, entre três vetores: escola, aluno e família.
- Historicamente, o CMPA trabalha com cerca de trinta alunos em cada sala de aula, admitindo, em casos excepcionais, um máximo de trinta e cinco alunos, possibilitando ao professor controlar e acompanhar o processo individual de ensino/aprendizagem.
- O Colégio possui uma excelente infra-estrutura de apoio, alicerçada na administração militar. Como integrante do Sistema Colégio Militar do Brasil, beneficia-se da troca de experiências e vivências, educacionais e administrativas, entre os doze colégios militares que compõem o sistema.
- O Casarão da Várzea possui mais 95 anos de tradição como colégio e 124 anos como escola, tendo um extenso rol de ex-alunos que se destacaram no cenário nacional. Durante esse longo período, forjou-se a tradição de um ensino de excelência, a qual implica em maior responsabilidade para os profissionais de hoje.
- Muitos dos profissionais são ex-alunos, o que traz uma relação afetiva que potencializa de maneira positiva as atividades e relações profissionais.
Prova disso são os expressivos resultados de alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) em olimpíadas de Matemática, Física, Astronomia, Química e Informática, bem como a aprovação desses em vestibulares considerados muito difíceis, como os do ITA, IME, UNICAMP, USP, etc. Somando-se a isso os resultados do ENEM nos últimos dois anos, quando o SCMB despontou como o sistema educacional melhor posicionado em todos os estados brasileiros onde há um Colégio Militar, é possível verificar que uma escola de excelência não é produto de uma conjuntura específica, mas sim de um conjunto de fatores que, agindo sinergicamente durante um largo período de tempo, produz resultados vitoriosos.
Em uma análise criteriosa, é possível elencar os vários fatores que contribuíram para o sucesso dos alunos do Colégio Militar de Porto Alegre:
- A preparação dos alunos para vida cidadã - aí incluídos os diversos concursos que esta pode lhe exigir - se inicia no 6º Ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª Série), pois nas séries iniciais é formada a base de conhecimentos que será decisiva para a continuação dos estudos. Tal preparação prossegue nas demais séries do EF e nas duas primeiras do Ensino Médio;
- No 3º Ano do Ensino Médio, o aluno cursa o chamado PREVEST (pré-vestibular), onde estuda as matérias dessa Série e também tem seu estudo dirigido para os vestibulares locais, especialmente o da UFRGS;
- Em 2006, por iniciativa dos professores e com o aval do Colégio, foi planejado e desenvolvido um projeto especial e experimental, chamado de "Vestibular 2008", onde os voluntários do então 2º Ano foram grupados em uma turma de 30 alunos e passaram a ter aulas especiais à tarde, assumindo o compromisso de permanecer no projeto, apesar da grande carga de trabalho que lhes seria exigida. Após o resultado do vestibular, esse projeto foi considerado um sucesso, pois 22 dos 30 alunos (73,33%) foram aprovados;
- Embora ainda não se tenha computado o percentual, acredita-se que o sistema de cotas tenha também participação no índice obtido. No entanto, é necessário esclarecer dois aspectos:
houve alunos que, embora estivessem dentro do universo permitido, optaram por não fazer parte das cotas;
embora o CMPA esteja no universo dos colégios públicos, muitos de seus alunos não podem ingressar como cotistas, pois o índice de transferência dos filhos de militares é bastante elevado, o que faz com que esses alunos não tenham cursado todo o Ensino Médio e, pelo menos, metade do Fundamental em escolas públicas;
o CMPA, há vários anos, aprova na UFRGS mais de 40% dos concludentes do 3º Ano do Ensino Médio. Em 2007, por exemplo, a aprovação foi de mais de 44% e, em 2006, de mais de 42%.
- Mais de 50% dos docentes do CMPA são mestres ou doutores. O Colégio busca e incentiva, incessantemente, o aperfeiçoamento profissional de seu corpo docente.
- A estrutura de ensino contempla um criterioso planejamento e organização do ano letivo e das avaliações. A existência de uma Supervisão Escolar, de Seções e Subseções de Ensino, de uma Seção Psicopedagógica e de uma Seção Técnica de Ensino fornece a infra-estrutura que suporta o rigoroso planejamento, organização e condução da educação.
- As provas bimestrais são confeccionadas pelos respectivos professores, mas passam por mais cinco crivos: chefe de Subseção (cadeira), chefe de Seção de Ensino, Seção Técnica de Ensino, Subdiretor de Ensino e Diretor de Ensino. No final do processo, a prova não é apenas responsabilidade do professor, mas sim do Colégio Militar.
- À semelhança da vida cidadã futura que encontrará após sua formatura, os alunos são submetidos a um sistema meritocrático de merecimento, onde se destacam aqueles que mais se dedicam e estudam, bem como os que melhor se conduzem dentro dos parâmetros exigidos pelo Colégio. Dentro desse contexto é que existe o Batalhão Escolar, onde os alunos têm uma classificação hierárquica de grau, e a Legião de Honra, para a qual são convidados os que mais se destacam em comportamento, procedimentos e aplicação.
- A carga horária anual é superior à mínima estabelecida pelo MEC.
- Além dos conteúdos disciplinares, são oferecidas ao aluno atividades extra-classe, como: diversas modalidades de esporte, xadrez, astronomia, coral, banda de música, teatro, clubes de disciplinas (matemática, história, literatura, ciências, filosofia, etc.) e grêmios sócio-recreativos. É incentivada a participação em olimpíadas educacionais, como: astronomia, física, biologia, matemática, etc., e em projetos sócio-assistenciais de apoio a pessoas carentes.
- A adoção de uniforme para todas as atividades possibilita que os alunos se destaquem apenas pelo que verdadeiramente são, e não pelo que vestem ou ostentam.
- Alunos, profissionais ou grupos que obtenham qualquer tipo de atuação positiva destacada intra ou extra-Colégio, recebem o reconhecimento do CMPA através de destaque em reuniões de alunos, de profissionais ou de ambos, ou ainda a citação em Boletim Interno e/ou na página Internet da instituição.
- A educação não se limita aos conteúdos das disciplinas. São também trabalhados e cultuados valores, como: respeito, ordem, organização, honestidade, honra, princípios morais, lealdade e responsabilidade pessoal e social, mas sempre dentro de um clima de amizade e camaradagem. Esse fato motiva uma forte e perene ligação afetiva entre alunos e ex-alunos com o Colégio Militar.
- A educação está baseada na harmonia e interação, profícua e constante, entre três vetores: escola, aluno e família.
- Historicamente, o CMPA trabalha com cerca de trinta alunos em cada sala de aula, admitindo, em casos excepcionais, um máximo de trinta e cinco alunos, possibilitando ao professor controlar e acompanhar o processo individual de ensino/aprendizagem.
- O Colégio possui uma excelente infra-estrutura de apoio, alicerçada na administração militar. Como integrante do Sistema Colégio Militar do Brasil, beneficia-se da troca de experiências e vivências, educacionais e administrativas, entre os doze colégios militares que compõem o sistema.
- O Casarão da Várzea possui mais 95 anos de tradição como colégio e 124 anos como escola, tendo um extenso rol de ex-alunos que se destacaram no cenário nacional. Durante esse longo período, forjou-se a tradição de um ensino de excelência, a qual implica em maior responsabilidade para os profissionais de hoje.
- Muitos dos profissionais são ex-alunos, o que traz uma relação afetiva que potencializa de maneira positiva as atividades e relações profissionais.
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