7 de fev. de 2008

Correndo da raia

Numa manobra política para se antecipar aos ataques e neutralizar o bombardeio da oposição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou ontem o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a coletar assinaturas para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado com o objetivo de investigar compras feitas por meio de cartões corporativos.
Detalhe: a CPI proposta agora pelos aliados pretende investigar o uso de cartões de pagamento do governo federal desde janeiro de 1998 até hoje. O período sugerido de apuração atinge a administração de Fernando Henrique Cardoso (1994-2002).
Na prática, o governo quer enterrar a CPI Mista dos Cartões que o PSDB planeja instalar, com apoio do DEM, e restringir o foco das investigações para que a apuração passe bem longe do Palácio do Planalto. Na avaliação dos articuladores políticos do Planalto, uma CPI mista, reunindo parlamentares da Câmara e do Senado, paralisaria o governo neste ano de eleições municipais.
A tática, então, foi optar por uma contra-ofensiva para constranger a oposição e esvaziar as investigações. Na tarde de ontem, enquanto o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), primeiro-secretário da Mesa Diretora do Congresso, lia a mensagem presidencial preparada para a abertura do ano legislativo, Jucá circulava pelo plenário.

Leia a matéria na Tibuna da Imprensa online

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Giulio, Antero (era um Senador, parece que de MT) chamou o rapaz da foto de "fazendeiro do ar" - bois nas nuvens? Na Amazônia é da família. Tem, segundo declarou na tribuna Pedro Simon, denúncia no STF (o STF não julga, é a Santa Casa da Lei Misericordiosa). Vai fazer CPI? Deve ser piada pós-carnaval? É lama (canta Betânia)!

Anônimo disse...

O DEM, que passou o carnaval dizendo que ia fazer e acontecer, publicando toda a sujeirada do Transparência e do blog coturnonoturno, mais uma vez perdeu o bonde da História. Jucá, como bom blindex da Presidência, foi mais rápido. Até foi bom. Vai que a gente começasse a gostar do PFL com sua nova máscara... Pelo menos o PT e o PMDB já mostraram bem de que laia são. O duro de tudo, na minha opinião, e que nos tira o estado de direito é o porforex dos aeroviários. Sónos resta epalhar a bafórdia lá junto com a Lurian, ns ruas de Floripa.

Getulio Jucá disse...

É lamentável ouvir e ver o Sr. Jucá tentando se agarrar a uma tese que não tem qualquer sustentação!

O pedido de CPI para apurar as falcatruas cometidas no Governo Lula se justifica pelos diversos fatos já publicos e comprovados.

Mas, tentar trazer p/esta CPI, investigações da época de 1998(onde já existia o TCU e de lá até hj nunca veio à tona fatos que comprovem o mau uso do dinheiro publico com os CC do Governo de FHC), é querer no mínimo esconder muita coisa preta do Governo Lula.

Enquanto puderem, vão tentar misturar as coisas para confundir a sociedade.