2 de fev. de 2008

A sobrenatural PACtifaria de Cuiabá.

Por Adriana Vandoni

A notícia: A Prefeitura Municipal de Cuiabá publicou no Diário Oficial do Estado do dia 31 de janeiro de 2008, que no dia 6 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, às 14:00h, acontecerá a primeira fase da concorrência das obras do PAC. A data de abertura do edital chegou a ser anunciada e adiada por duas vezes em decorrência das inúmeras dúvidas oriundas de empresas referentes ao processo de licitação. O edital de licitação do PAC foi alvo de questionamentos do Ministério Público Estadual e Federal. O processo licitatório original foi cancelado por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Veja o DO estado (clique para ampliar):

Sobrenatural 1: Na segunda-feira (dia 28/01), consultada por telefone, a presidente da comissão de licitação informou que a concorrência que aconteceria no dia 30 de janeiro, fora adiada por tempo indeterminado. A nova data, informou, só seria marcada após o prefeito retornar de suas férias (o que aconteceu no dia 31, depois de publicado no DO). Explicou também que a maioria das empresas participantes da concorrência ainda não tinha realizado a visita técnica, uma exigência do edital. Provavelmente "a nova data será após o dia 11 de fevereiro", comentou a presidente da comissão de licitação.

Sobrenatural 2: Vamos lá, sem subestimar a inteligência de ninguém. No dia 28, 83 empresas estavam interessadas em participar, mas A MAIORIA não tinha conseguido fazer a visita técnica. Foi dado mais prazo para que todas tivessem tempo hábil. Veja bem, na segunda-feira, dia 28, por volta das duas da tarde, A MAIORIA das empresas ainda não tinha feito a visita técnica.
Para que o aviso saísse no Diário Oficial do dia 31 (quinta-feira), a matéria foi enviada para a redação no dia anterior (30), portanto, dois dias depois da informação de que a MAIORIA não tinha tido tempo hábil.
Como foi possível em dois dias - 29 e 30 de janeiro, 54 ou 60 empresas realizarem as tais visitas técnicas? (há divergência nas informações de quantas empresas fizeram a visita técnica)
Hoje é sábado, depois vem domingo, segunda-feira é ponto facultativo, terça-feira feriado...

Do além: O que se consta é que uma construtora, apenas uma, estava questionando o edital como forma de ganhar tempo e espaço dentro dos “Lotes” a serem licitados.

Será que isso é natural em processos de licitação? Para este blog isso é coisa do além......

Aguardem, voltarei ao assunto nos próximos dias.

Nenhum comentário: