28 de fev. de 2008

"Vox populi, vox dei"! Politico? Tudo ladrão

Os eleitores brasileiros estão divididos entre céticos e otimistas, revela uma pesquisa encomendada pela Justiça Eleitoral ao Instituto Nexus e à Cultura Data. Os otimistas dizem que acreditam no poder transformador do voto, já os céticos vêem o voto como uma perda de tempo e tendem a ser contra sua obrigatoriedade.
O consenso entre os eleitores que participaram da pesquisa é de que os "políticos são todos corruptos", que não fazem nada pelo povo.
Entre os pesquisados há uma percepção geral de que a classe política não trabalha em benefício da população e visa seus próprios interesses. Para os entrevistados, os políticos são enganadores - prometem muito durante a campanha e não fazem nada daquilo que prometeram - traem e abandonam o eleitor.
Sobre o sistema político brasileiro, a visão não é muito diferente. Os participantes do estudo acreditam que mesmo um político sendo honesto ele terá que se corromper para se adaptar ao sistema. Segundo a pesquisa, a mídia parece desempenhar papel preponderante na formação da noção de que "todos os políticos são corruptos".
De acordo com o estudo, o voto tem significado positivo para a maioria dos entrevistados. Entre as principais qualidades levantadas estão o poder de mudar, a possibilidade de melhora, a responsabilidade, o direito de escolha e o exercício da cidadania. (leia mais)

Um comentário:

Anônimo disse...

Aqui no Litoral Norte, dois pré-candidatos de duas cidades vão ter que cair fora da disputa, por terem tido as contas reprovadas no TCE. Por que falo isso? Porque acho que essa turma já aprontou tanto, já tem tanto processo nas costas, que periga alguém honesto conseguir se candidatar. Mas, no esquema que existe hoje, quem não fizer parte da "tchurma", não tem nem chance. Desta maneira, também não temos opção de voto. Houve um ano em que tínhamos no segundo turno para Governador Maluf e Fleury...