12 de mar. de 2008

Itamar Franco, um homem invejoso e despeitado

Itamar teve bastante tempo com outros ministros para criar o plano Real e não o fez, quem fez foi o Fernando Henrique Cardoso como ministro da Fazendo e persiste até hoje. Que Cardoso tenha usado o Plano como instrumento eleitoral está claro e todos sabem, basta lembrar o fato que levou Rubens Ricupero a renunciar. Não fosse esse fato, Itamar teria em seu curriculum somente o afair Lilia Ramos (foto) no carnaval de 1994. (G.S.)

As revelações do ex-presidente Itamar Franco (PMDB) de que as primeiras cédulas de Real foram assinadas indevidamente pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) causaram pouco impacto entre aliados e adversários políticos. Pesa na denúncia de Itamar, dizem senadores e deputados, ressentimento por algum mal-entendido com o tucano, se não, um anseio por voltar a mídia. Para juristas, no entanto, se o fato realmente ocorreu, Itamar e FH teriam cometido crime eleitoral.
Em entrevista ao Jornal do Brasil, e à Gazeta Mercantil publicada nas edições de ontem, Itamar revelou que Fernando Henrique já tinha se licenciado do Ministério da Fazenda para participar da corrida ao Palácio do Planalto, em 1994, quando assinou as cédulas no lugar do ministro Rubens Ricúpero, que o sucedeu em março de 1994 na Fazenda. Os líderes tucanos evitam comentar as declarações de Itamar e destacam que a criação e o desenvolvimento do Plano Real se confundem com a vida política dele e de Fernando Henrique.
- Não tem porque entrar nestas questões agora. Sinceramente, precisa ficar claro para todos é que a participação tanto de Itamar quanto de Fernando Henrique permitiu esta estabilização da economia que vivemos há 15 anos. O Itamar deu o ponto inicial para o plano, Fernando Henrique estruturou e o presidente Lula mantém - argumentou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), evitando polemizar o assunto. (Leia Márcio Falcão)

14 comentários:

Abreu disse...

Nunca consegui ter raiva do Itamar, apenas pena, dó, comiseração.

Coitado, não!

Anônimo disse...

Meu caro,
Plano cruzado? Faça a correção para plano real. O cruzado não foi uma invenção daquele vice-rei do Maranhão?

Anônimo disse...

Vamos devagar,quem elaborou o plano real foi uma equipe de economistas dentre eles, Bacha, Arida etc.Quem se responsabiliza por um plano econômico dessa envergadura é o Presidente da República, no caso, Itamar Franco, pois, sem a sua assinatura, nada seria feito e se não desse certo quem seria execrado seria o Itamar, como foi Sarney por causa do fracassado plano cruzado.
Como o plano real deu certo,o então obscuro FHC de pronto se lançou como pai da matéria,tal como hoje existe a mãe do Pac( mamáe eu quero, mamaé eu quero) que aceitou a maternidade com a única intenção de render filhote do mesmo jeito que FHC fez.
Portanto, se você quer tirar do Itamar a responsabilidade pelo plano real é um direito seu, mas atribua então à equipe econômica que o elaborou e executou, pois, FHC salvo engano é um político-sociólogo, se não me engano e não possui mediunidade para receber inspiração de espíritos economistas, pelo menos ele nunca disse que era ou é médium.

Anônimo disse...

Lembro bem de quando FHC se arvorou em pai do Real (quase que foi do mesmo modo com que Dilma se arvorou em mãe do PAC, HEHEHE). Só que FHC deu uma baita rasteira no Itamar. E este, coitado, a gente só lembra de duas coisas do seu governo: o topete e a namorada sem calcinha...

Getulio Jucá disse...

Se houve ilicitudes quando das assinaturas, que se apurem responsabilidades e cadeia para os dois: Itamar e FHC.

Prtincipalmente para o pôrra louca e gagá Itamar, pois à época detinha poderes para barrar tamanha aberração. Pq não o fez? Claro que tinha seus interesses claros nesse jogo. Por isso mesmo ficou calado.

Abreu disse...

.
Ô "gente má", Vocês todos, hein (hehe!)!

Vou aqui deixar pelo menos uns 23 de Vocês de mal comigo: espero ainda poder dizer diferente (que surja alguém melhor), mas FHC foi o maior dirigente político que já pude ver "neishshshtchi paíshshshs!.

E digo mais: tudo o que temos de bom nos dias atuais é fruto das políticas que apesar de tudo e de muitos que dela hoje desfrutam, devemos a ele, à sua liderança e até mesmo à sua presunção.

Tem muita gente contra as privatizações ou contra algumas delas, mas eu só posso aplaudí-las.

Tá beom, tá bom. Podem vaiar, mas é uma opinião.

Não sou "súdito" de FHC, mas sou sim, admirador dele.

Saudações,

Anônimo disse...

Abreu eu sou um democrata; respeito sua opinião. Não concordo, mas,respeito.
Assim se vive uma democracia.Respeito aos adversário mas sem perder a diretriz e a licitude.

ma gu disse...

Alô, Giulio.

Não sou súdito nem admirador. Mas tenho de reconhecer do abreu a razão, porque neste (des)governo do sapo barbudo, as coisas boas são as que manteve do governo do príncipe...

Getulio Jucá disse...

Fecho com a opinião do marreta, passo a régua e termino por fechar a conta com a do magu.É isso aí gente!

Se temos o que temos hj, se o Brasil desfruta das conquistas atuais, devemos sim aos diversos governos anteriores. Por aí passa o velho gagá Itamar, o pôrra louca do Sarney, o bom-rapaz das "carroças" Collor, do FHC, chegando ao "guru e lider espiritual do nunca-antes-nesse-país", nos dias atuais.
Ressalte-se aqui, que o único trabalho que este fez, foi simplesmente manter a politica econômica para desfrutar dos louros.

Se resolverem mexer ou empregar algo diferente (que por sinal não sabem e nem tem conhecimento para tanto), o Brasil pagará muito caro por incompetências.

ma gu disse...

Alô, Giulio.

Caceta! Acabamos desvirtuando completamente o post.
Na verdade, voltando para o título e a foto, dizia-se, à época, que a figura não aprecia a frutinha mostrada (da Lilian Ramos, se não me engano). A namorada que circulava com ele quando saiu do cargo era apenas um factóide social.

Abreu disse...

.
Magu,

Em outras palavras: o tio não era tio coisa nenhuma; era tia véia, e na verdade não nomorava tantas moçoilas tão mais jovens, mas camuflava mêishshshsmô!
O Meirelles (BC) também padece do mesmo mal de não se assumir (mas isso é problema deles!)
É isso aí.

Agora, voltando ao FHC — foi "o cara" que (tal como Franco Montoro e em menor medida o Mário Covas, aqui em S.Paulo) reuniu em torno de sí os melhores valores e competências necessários para tocar qualquer administração que se pretenda exitosa.

O mérito de um bom gestor, muitas vezes, nem está em seus próprios conhecimentos específicos sobre as mais diversas áreas do saber, mas em ser competente para ter uma diretriz e liderança a tal ponto de dizer qual é o seu objetivo e obter de seus subordinados o atingimento da meta.

Foi assim, e não duvido com o Plano Real.

O assunto é extenso, e não será para posar de "isento" que deverei distribuir a outras administrações o mérito que foi exclusivo de FHC. Posso ser visto como parcial, mas não consigo ser tão... "benevolente" ou "compreensivo" para com quem jamais deu a menor contribuição para criar nada que não fosse o caos e a malidicência, além de, invejosamente, tentasse destruir os adversários não pelas próprias virtudes, mas pelas mentiras insidiosamente divulgadas.

Se for o caso, por exemplo, observe nome-a-nome quais foram os assessores que SÓ FHC conseguiu reunir.

Observe, se for o caso, o perfil de personalidade de cada qual deles (todos verdadeiros astros de uma constelação inimaginável) e conclua se "mais alguém" consegue agrupá-los e administrar (sem corrupção — que ao que tudo indica eles jamais aceitariam) tamanhas competências e egos, por força das respectivas realizações.

Eu admiro FHC e não consigo ter um átimo do mesmo respeito que tenho por ele, por nenhum dos antecessores nem sucessores.

Chamá-lo de obscuro, como fazem alguns, além de invedido é injustificável. Atribuir-lhe mentiras "do tipo" «esqueçam-se do que escrevi» ou insídias tais como «aposentados são vagabundo» não é nada difícil.

Difícil é reconhecer que ser isento não é partilhar com quem rouba os méritos de quem produz. Mais fácil ainda é agir como o exército de soldados ("a soldo de") mercenários que faz o pt para, à primeira crítica ao apeduta e à primeira-muié, por exemplo, partirem para cima do crítico como se este tivesse atingido a alguma divindade religiosa...

Um forte abraço,

«Abreu»

Abreu disse...

.
Ah, e só para arrematar: se a tia véia, digo, se o Itamar fosse assim "tão competente" a ponto de poder-se atribuir-lhe a "paternidade" do Plano Real, ele JAMAIS teria AFUNDADO a administração do estado de Minas Gerais, que assumiu pouco depois, entregando-o literalmente falido ao bonitão do Aécio.

Ora! Onde estava a competência da tia?

...mas nem para reunir pessoas!

Saudações,

Getulio Jucá disse...

Sou mais o topete dela!
Que beleza, com todo o respeito à distinta!

Getulio Jucá disse...

Concordo com abreu e digo mais:
Na administração existe uma máxima que diz assim: "O bom administrador é aquele que quando não sabe, sabe de quem sabe."

Portanto, se assessorar de bons colaboradores que sabem das coisas é um trunfo! Discutir abertamente todos os assuntos que demande conhecimento pontual, dar e apontar coordenadas e manter o comando do processo é o essencial para o sucesso administrativo.
O resto é fazer como seu boneco: ´sair para a galera...´e colher os frutos.