21 de mar. de 2008

A liberdade é uma dádiva perene

Até o ano de 1950 o Tibet era um Estado soberano, independente, governado pela máxima autoridade religiosa do Budismo Tibetano, o Dalai Lama.
Naquele ano o chamado “Exército de Liberação Popular”, força militar da marxista República Popular Chinesa, sob o comando de Mao Tse Tung, invadiu o Tibet, usando como motivo o fato que este, séculos antes tinha sido conquistado pelos mongóis e pertencia ao mesmo império.
O invasor tentou além de roubar-lhes a liberdade e a independência, apagar sua identidade cultural. Mas a liberdade é intrínseca no espírito humano, na essência do indivíduo, portanto perene.
Esse fato foi o responsável por revoltas cíclicas contra os liberticidas, todavia tibetanos tiveram que render-se à força militar chinesa. A China tentando atenuar a invasão concedeu-lhes o status de região autônoma, mas era todo uma falácia
Agora os tibetanos vão às ruas exigir o que lhe é de direito: a autonomia independente, mostrando na prática o que se conhece na retórica: “A liberdade é um don inato do ser humano, ou se vive com ela ou se morre por ela”.O taco de ferro chinês, vem deixando pelas ruas mortos que acreditam nesse princípio.
A República popular da China mente nas informações que presta, tanto que colocou como prioridade a monopólio sobre as notícias.
A polícia expulsou de Lhasa os enviados de três redes televisivas de Hong Kong, cidade que pertence à República Popular, mas que não adota a censura. O acesso a “You Tube” foi bloqueado depois que apareceram imagens da repressão no Tibet. Nos “sites” foram canceladas informações e comentários.
Os tibetanos chantaram em sua terra invadida o mastro com a bandeira onde se vê o Leão das neves,o que lhes era proibido desde 1959, esta tornou-se o símbolo da revolta popular que inflama a planalto himalaiano e é risco de um sistemático massacre do povo que a hasteou.
Mas o que vale é a liberdade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nada como o bom e velho comunismo, né????
Afinal, o que é que querem esses "monges terroristas ameaçadores" do Tibet?

Os "cupanhero" chinêis tão mostrano a maior sensibilidade nessa situação, igualzinho os melhor momento do "cupanhero" hitler, do "cupanhero" pinochet, do "cupanhero "ex-fidel... e muito próximo aos sonho do "cupanhero" chapolim piorado colorado, do "cupanhero" indio(?), do "cupanhero" melindrado pela invasão da suas "terra"... e dos outro "cupanhero"... que tão formano a verdadeira América "Latrina", igualzinha ao "bom" comunismo chinês...

Parabéns à Colombia e aos Colombianos!
Viva Uribe!!!!!!!!!!