14 de abr. de 2008

Aécio, bem neto de Tancredo

PMDB sonha lançar Aécio em 2010 com o petista Deda de vice
Kennedy Alencar na Folha de São Paulo

O "Plano A" do PMDB é filiar o tucano Aécio Neves ao partido e lançá-lo à Presidência em 2010.
A direção peemedebista chega a sonhar com a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convencer o PT a dar um vice a Aécio: o governador de Sergipe, Marcelo Déda.
A cúpula peemedebista se sente tão ligada ao projeto de Aécio em 2010 que admite, reservadamente, apoiar o mineiro até mesmo se ele for o candidato do PSDB à Presidência. Obviamente, seria feita consulta a Lula para o partido tentar obter uma espécie de aval. E o partido não vai admitir isso de público, pois deseja filiar o mineiro.
A Lula interessaria um candidato da oposição com o perfil de Aécio --o tucano que tem maior proximidade com o presidente e com o PT. Mas o presidente avalia que, no PSDB, o candidato tende a ser José Serra, governador de São Paulo e hoje o político que lidera as pesquisas sobre a sucessão de 2010. Para Lula, Serra tende a ter uma atitude mais hostil em relação a ele do que Aécio, mas acha que o paulista também não o atacará pesadamente.
O PMDB conta com o favoritismo de Serra no PSDB para persuadir Aécio de que ele não terá a legenda em seu partido atual e que o melhor destino seria trocar de sigla. Em 2010, será o centenário de Tancredo Neves, avô de Aécio e presidente que morreu antes de assumir, em abril de 1985.

2 comentários:

Anônimo disse...

Inconfidência Mineira à vista!

Com MV on board.

Ammqard

ma gu disse...

Alô, Giulio.

Tancredo, na época, era considerado um político em cima do muro.
Parece que o neto aprendeu bem a lição. Fica em cima do muro, atirando pedras nas turmas dos dois lados do muro, para ver se vai dar algum pau..