29 de abr. de 2008

A alma da democracia

O juiz Luiz Otávio Duarte Camacho, da 4ª Vara Cível do Fórum de Pinheiros (SP), julgou favorável à TV Bandeirantes, ao apresentador José Luiz Datena e ao repórter Agostinho Teixeira, uma ação movida contra eles por Valdir de Cicco, ex-diretor do Instituto Florestal.
O motivo da ação foi uma matéria do programa Brasil Urgente onde Cisso foi acusado de ter uma criação de trutas em área de preservação ambiental. No processo, Cisso disse que Datena fez um trocadilho com a palavra truta que o ofendeu. Por conta do episódio, contou que exonerado do cargo, passou a ser chamado de desonesto pelos colegas de trabalho e ser desrespeitado na rua.
O juiz entendeu que “o episódio e as situações vividas pelo autor não foram resultado da reportagem, mas resultado de uma situação criada por ele mesmo e tanto isto é verdade que foi objeto de apuração administrativa” e ainda ressaltou que o trocadilho faz parte do estilo do apresentador.
Luiz Otávio Duarte Camacho fez uma pequena análise sobre o atual papel da imprensa na sociedade: “A imprensa, sempre na esteira da ética e do compromisso com a verdade e o respeito às pessoas, jamais, jamais, pode se calar ou ser calada. Ela é um dos traços do perfil da democracia.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Embora eu seja avesso ao sistema jurídico tenho que reconhecer a "coragem de ser justo" deste juiz.
Nos jornais de hoje leio que tem um ladrão de galinhas preso numa cela para quinze pessoas, e lá dentro já tem mais de vinte e cinco presos, inclusive um que roubou um pote de sopa.
Voltemos ao ladrão de galinha,no caso dele roubar 250 milhões de galinhas, estaria preso?