30 de abr. de 2008

Malandro entende, Mané fica boiando

"A coisa começa a não ir bem, quando ministros da área financeira passam a explicar, em economês, ao trabalhador por que o custo de vida não está tão alto quanto parece. Para o trabalhador é fácil, ou o dinheiro dá para as despesas ou começa a faltar, o que quer dizer que o custo de vida aumentou em detrimento do seu magro salário.
Guido Mantega, ministro da Fazenda, está se valendo desse artifício."(G.S.)
Pergunta Ricardo Noblat: "Depois da receita antológica de Mantega o que deveria ser tirado do prato do brasileiro, para que a ainflação despenque de uma vez?"

Tirando o feijãozinho que todo mundo come, a inflação seria de 4,4% diz Mantega
Luiza Damé, em O Globo


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira que a inflação poderia ser de 2,5% a 3% se não fossem os fatores como a pressão do preço de produtos como feijão, leite e derivados. Mantega fez os cálculos levando em consideração a projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2008, que é de 4,7%.
- Tirando o feijão, o feijãozinho que todo mundo come, nós teríamos uma inflação de 4,4%. Se tirássemos leite e derivados, diminuiria mais 0,3 [ponto percentual] - disse.
Segundo o ministro, a inflação está controlada e perfeitamente bem comportada. De acordo com Mantega, os demais países emergentes têm inflação bem acima dos índices registrados no Brasil. Ele lembrou que a elevação no preço dos produtos é um fenômeno que está ocorrendo em todos os cantos do mundo atualmente.
No entanto, nesta terça-feira, a Fundação Getúlio Vargas divulgou o IGP-M de abril. Apesar do recuo em relação a março, de 0,74% para 0,69%, o índice já acumula alta de 9,8% nos últimos 12 meses é o principal responsável pelo reajuste de aluguéis e também tem forte peso nas tarifas públicas, como de telefonia.

(*) Foto: Bezerra da Silva - Malandro é Malandro, Mané é Mané

3 comentários:

Chacon disse...

Giulio, desculpe não lí toda a materia pois me deu NOJO, óbvio que não de vc jejeje, desse senhor que se diz ministro da fazenda. Como dizia a avó de um amigo, esse sujeito: "...não serve pra bucha de canhão..." Por que eles não param de gastar, não só com CC, mas viagens de jatinho, verbas astronomicas para deputados e vereadores, em vez de mexer no prato pobre do pobre, mexam no bolso dos ricos safados, mas dos safados, a verdade é que o governo não é profissional, ninguém nesse governo é profissional, uma pessoa que perde a oportunidade (várias vezes) de calar a boca, de pedir pra ir atender o telefone e nunca mais aparecer, e falar uma nojeira, porque isso é nojento, merece sofrer o que o rasileiro sofre, desculpe, Giulio, tô muito p... da vida com esses caras, abrazo.

Anônimo disse...

Caro Chacon, caro Giulio, o Derretente disse em economês praticamente o que disse Maria Antonieta: se não têm pão...

Gil Almeida disse...

Só para provocar, vou dizer que o ministro está certo:
Se voce parar de comer feijão e parar de tomar leite, a inflação cai para 4,4 %
Se parar de comer, acaba a inflação.
Portanto, A CULPA DA INFLAÇÃO É TUA !