2 de abr. de 2008

Culpado é a mãe

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico pensando no que se passa nas cabeças da Sra. Ruth e do Sr. Fernando.
"Como deve ser difícil implantar o socialismo, hem?"
"Será que teremos de revisar aquela idéia em que as pessoas humildes, pobres são íntegras, ingênuas, destituidas de ambições, honestas e o burguês é essencilamente vil, desonesto, imoral e amoral, egoísta e, portanto, descartável da sociedade?"
Na famosa divisão de classes uma delas é a boa e a outra a podre. Curiosamente quando chegam ao poder tudo parece se igualar, hem, hem?
Será que Marx conhecia psicologia? Será que ele fez uma análise apurada e científica sobre o comportamento humano? A pobreza ligada à moral e à ética e a riqueza associada ao mal, ao imoral, ao que é vil? Terá sido esse o apelo de Jesus Cristo? Aos pobres o Reino e ao rico o famigerado inferno? Mas a que riqueza Ele se referia se o Seu Reino não era esse aqui? Que riquezas eram essas que os ladrões, os ratos não podiam levar? O que seria uma casa bem construída para que as tempestades e os terremotos não pudessem levá-la? Não consigo associar o que consideramos riqueza e pobreza à quantidade de matéria que se tem ou que não se tem. Seria o nosso vice presidente, possuidor e riqueza considerável, condenado a um pecado maior do que a de seu motorista, humilde trabalhador? Ou aquele puxador de lixo, com roupas em andrajo, um merecedor do Reino e um Roberto Marinho tendo de expiar ao tinhoso suas ações terrenas?
Meu avô dizia que idealista é uma pessoa que, ao sentir prazer ao cheirar o perfume de uma flor, logo pensa em substituir a ervilha para fazer uma sopa.
Pois é. A Sra. e o Sr. Cardozo terão muito tempo para refletirem sobre a chegada ao poder da classe operária. Quem sabe eles comecem a duvidar da loquacidade dos intelectuais marxistas. Não há nada mais decepcionante para o sonhador como a realidade.

léo