8 de abr. de 2008

Dengue infecta turistas

"Tenho um amigo aqui em Belluno que todos os anos passa um mês no Rio de Janeiro, faz parte dos turistas que gastam bem mais que a média, hotel de muitas estrelas, melhores restaurantes e boas despesas em dólares novos.
Esse ano, ele havia tomado conhecimento da epidemia de dengue que está afetando toda a cidade e me telefonou, queria saber mais sobre o mosquito, especialmente a vacina. Ao ser informado que a imunidade é inexistente, imediatamente desistiu da viagem, assim como ele muitos turistas certamente estão tomando essa providência, Num país como a Itália, onde o turismo é uma das industrias mais prósperas, fica difícil entender o descaso como o Rio de Janeiro, a grande cidade turística brasileira, está tratando o fato com menos caso Fico sabendo que visitantes portugueses voltaram ao seu país de origem infestados pela dengue. Decididamente essa não é uma boa propagando, a ministra do Turismo, talvez preocupada com sua campanha eleitoral, nada disse ainda sobre o assunto." (G.S.)
“O Rio agora já até exporta dengue para Portugal. Domingo, o Ministério da Saúde do país europeu confirmou dois casos de turistas portugueses que contraíram dengue durante visita ao Brasil, no mês passado. Os dois casos foram confirmados em exames laboratoriais feitos pelo Instituto Ricardo Chaves. Há ainda mais oito pessoas suspeitas de terem contraído dengue, mas os casos ainda não foram confirmados.
Segundo Ana Leça, diretora dos Serviços de Qualidade Clínica do Ministério de Saúde de Portugal, os casos não significam qualquer risco para a saúde pública daquele país, uma vez que não há transmissão de pessoa a pessoa e em Portugal não existe mosquito transmissor da doença. Os casos, porém, foram rapidamente diagnosticados a fim de fornecer uma orientação rápida aos pacientes daquele país.
(leia mais no Jornal do Brasil)

(*) Foto: Hospital militar de campanha

Um comentário:

PapoLivre disse...

É o máximo agora o Brasil também exporta, para santa terrinha, nossa avózinha, o querido Portugal. Deixem de perseguir o gnomo de boteco, a saúde nestas plagas de Ancheita já é quae perfeita. A imprensa é destrutiva, fica arquitetando coisas inexistentes. Cheeeeeeeeeggggaaaaa!!!