3 de abr. de 2008

O porta-voz do casuísmo

Por Chico Bruno

Para começo de conversa é preciso esclarecer.
A convocação de um plebiscito só precisa no Congresso Nacional de maioria simples, mas precisa para ser realizado estar de acordo com as normas constitucionais, caso contrário, a Constituição precisa ser alterada por meio de um projeto de emenda constitucional, que necessita de dois terços de votos favoráveis dos parlamentares para sua aprovação.
Dito isso vamos ao que interessa.
Toda vez que o governo está no meio de um tiroteio com a oposição, como agora, quando é fustigado pela oposição para que autorize a quebra de sigilo dos gastos da Presidência da República, surge um porta-voz sugerindo um terceiro mandato para o presidente Lula.
Mesmo com as pesquisas de opinião, nas quais Lula acredita piamente, registrando, que apesar da maciça aprovação popular ao governo de Lula, que existe uma rejeição, igual à aprovação de Lula, à tentativa de mudar o jogo jogado para ele dispute um terceiro mandato.
O mensageiro da vez é o vice-presidente da República, empresário têxtil e ex-senador José Alencar, filiado ao minúsculo PRB, braço político da Igreja Universal do Reino de Deus – IURD.
Em entrevista à rádio Bandeirantes, sem ser indagado sobre o assunto, Alencar colocou na pauta a possibilidade de Lula continuar no cargo o mandato após 2010 “pela vontade de povo".
A declaração não teria muita importância, não fosse Alencar o vice-presidente da República.
Volta e meia vem à baila à defesa da proposta do terceiro mandato lançada pelo deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP), íntimo de Lula desde os tempos de sindicalismo.
Subliminarmente, o presidente Lula, em suas 17 viagens desde janeiro, tem deixado escapar a idéia.
Alencar sutilmente disse:
- O Lula tem feito muito. Mas falta muito por fazer. Sou um democrata. Não aceitamos conversar outra coisa que não seja discutir a democracia. O Lula deseja fazer o seu sucessor. Mas eu digo que se perguntar aos brasileiros, o que os brasileiros desejam é que o Lula fique mais tempo no poder. Porque está bem o Lula, vai bem o Lula. Raramente encontramos um cidadão como ele para dirigir o país.
Em seu "lero-lero", Alencar diz que não aceita conversar outra coisa que não dentro dos parâmetros democráticos, mas aceita discutir a mudança do jogo jogado.
A pergunta que não quer calar é porque teria Alencar introduzido o tema na entrevista.
Só existem duas respostas plausíveis:
A declaração tem o objetivo de desviar o foco do debate ou existe mesmo a intenção do terceiro mandato?

2 comentários:

Chacon disse...

Bem..., as eleições são em 2010, de hoje até as eleições, quanto tempo hábil tem os governistas para mudarem a costituição? A oposição tem que ter uma estratégia na manga, para qdo os governistas vierem com essa de terceiro mandato pra valer, eles imperiderem de qualquer maneira, sei lá... ter maioria, ir enrolando, prorrogando de alguma forma, trancar de alguma maneira a votação, bater alarme de incêncio, sei lá fazer alguma coisas pra esses aloprados não tomarem mais conta do [dinheiro do]país. esses são sangue-sugas. Toda vezes que falamos em terceiro mandato me vem à mente a imagem do camboja e o filme "Gritos do Silêncio" onde virou um grande campo de plantação e todos numa miséria desg.. viraram escravos de um poder doentíl

Anônimo disse...

A Oposição, infelizmente, não tem uma estratégia. Sua boca é já deformada pelo cachimbo idealizado pelo Golbery. Lula, também, idealizado pelo estrategista da ditadura, achou uma saída para si mesmo no banditismo, aliando-se a toda marginália das republiquetas de banana. Imginem só: mandou até observador para Zimbábue, coisa rejeitada por todos os países sérios. Desculpem, sei que não é muito ético colar análises transcritas, mas esta de hoje do alertatotal responde, pelo menos para mim, a muitas questões sobre isso.
"Ligações perigosas com o crime

Depoimento enviado pelo leitor Carlos Alberto Augusto ao Fórum do Estadão:

“Parabéns aos jornalistas Fausto Macedo e Marcelo Godoy, pelas reportagens editadas com muita coragem. Quando li a pg C 3 de 1/4, que traficantes bolivianos ligados as FARC, estavam em contatos com o PCC interessados na compra de cocaína, fuzis e explosivos, ficou muito evidente que o governo vai lançar o 4° poder, ou seja, as ações criminosas como atentados contra bases policiais, delegacias de polícia, presídios,etc atingindo a população inocente. Isso é guerrilha para esconder escândalos que vão aparecer no Planalto. Porque o governo do PT, não reconhece as FARC como organização de narcotraficantes, já que as FARC, tem negócios com Fernandinho Beira Mar, e agora o PCC com ligações com o CV do Rio de Janeiro. Porque a morte de Raul Reys abalou tanto o governo, deixando o substituto Ramiro Vargas preocupado? Porque o Foro de São Paulo tem em seus quadros representantes deste Governo que está ligado diretamente com Partido Comunista Cubano? Porque estão interligados com grupos de" terroristas " como a Frente Ampla (Uruguaia), Partido da Revolução Democrática (México), Frente Sandinista de Libertação Nacional (Nicarágua), Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional (El Salvador), esta ultima que sequestrou o empresario Abilio Dinis. Todos presentes no 8 º Foro. Agora o CRIME ORGANIZADO instalado no Brasil quer fazer frente as internacionais, YAKUZA, COSA NOSTRA, SINDICATO DO CRIME AMERICANO, MÁFIA RUSSA. e outras organizações criminosas Políticas Partidárias. Que Deus nos Salve, e protejam os Jornalistas descritos”.

Carlos Augusto, que é delegado de polícia, espera que sua cartinha eletrônica seja publicada... Aqui foi, e vai deixar os amiguinhos de Lula ainda mais nervosinhos...