18 de mai. de 2008

De grão em grão

O NYTimes pergunta em uma matéria de hoje “De quem é a Amazônia?”.
Se nossa política externa continuar do jeito que está, basta Hugo Chaves reclamar que o governo descobrirá alguma dívida histórica do Brasil com os venezuelanos. Ele já deve estar lá, junto com os “cumpanheiros” bolivarianos das Farc.
Já os países desenvolvidos, pelo que dizem os moradores da região, o que mais se vê na Amazônia são ongueiros e religiosos estrangeiros. De grão em grão, o que se imaginava ser discurso de reacionários, vai se tornado real.
Um historiador do Rio grande do Sul disse outro dia que se Lula fosse presidente em outra época, Santa Catarina seria Argentina e o Acre boliviano. Quem sabe a Amazônia?
Besteira? Nossos filhos e netos saberão.

7 comentários:

Anônimo disse...

Lendo comentários de leitores sobre a questão da Amazônia, deparei com um que argumentava; se a floresta fosse de Israel eles aceitariam dividir ou vender aos pedaços como faz nosso governo? Logo em seguida outro entrou matando: Se fosse de Israel eles já teriam tomado o resto da selva todo e dado um chute na bunda do Evo, Israel não cede refinaria ele explode a dos outros.
Na nossa realidade de brasileiros, noto a perplexidade das pessoas diante da postura do governo em relação a intenção dos países dito "ricos".
A passividade bovina do governo Lula em breve sera medida em arrobas.

Abreu disse...

Há certas conversas que precisam ser levadas um pouco mais a sério.

Há muitas lendas a respeito desse assunto, mas há, do mesmo modo, extrema leniência dos atuais mandaotários deishtchi paísh diante de uma realidade que a cada dia que passa mais e mais se agrava.

Os territóros da reserva Raposa do Sol são apenas um mirradíssimo exemplo da urgência que o tema merece e exige.

Invistam 1'25min do seu tempo (numa internet de banda larga) para asistir a este vídeo no YouTube: "A AMZÔNIA NÃO PERTENCE A NENGUM PAÍS. PERTENCE AO MUNDO" — Clique aqui, para ver.

É impressionante não!?!

Tal argumento é propaganda veiculada nas mais diversas e variadas mídias pelo mundo afora, arregimentando "investidores" para comprar áreas na Amazônia sob o argumento de que ela não pertence a nenhum país.

Pelo que se sabe, o apedeuda manguaceiro "não está nem aí" com essa história.

E nós? Estamos ou não?!?

Abreu disse...

Quando desando a digtar mal, eu soú verdadeiramente ótimo. É o que se comprova mais acima.

o certo é assim:

"A AMAZÔNIA NÃO PERTENCE A NENHUM PAÍS. PERTENCE AO MUNDO" — Clique aqui, para ver
.

Seja como for (bem ou mal digitado), de qualquer modo se acessa ao mesmo vídeo.

Anônimo disse...

Boa, Abreu.
Vamos também fazermos uma campanha para comprarmos o Central Park de NY, será que eles vão gostar?
Que este governo não toma uma atitude de conservá-la, ou um extrativismo sustentável, isto temos que concordar com eles, mas dizer que não tem dono, aí já é demais.
Abraço.

Anônimo disse...

Fala sério!
Como posso calar diante de um catecúmeno de braços dados com um gigolô de sucuri, capitaneados por um Aiatolá da miséria que não vê Papai Noel de botas pretas montado em ONGS alienígenas, posar de cristão renascido e fazer cortesia com o chapéu dos outros (nosso).
E os pobres diabos podres de ricos desmoralizando a desonestidade e avacalhando a política externa.
E vou morrer esperneando contra os xenófilos, morrendo de rir.

Abreu disse...

Olá Marreta,

Se der, por favor, troque em miúdos, já que não entendi as metáforas (talvez seja problema de um'idade avançada...).

Saudações,

Abreu disse...

Sobre este assunto, vale a pena ler esta matéria, do portal G1, com o título de "EM PLENÁRIO, SENADOR CRITICA EMPRESA...".

Fala-se que o senador sentiu-se envergonhado. "No lugar dele" eu não ficaria tanto, pois seja como for, a ficção quse sempre camufla uma realidade.

Não nos deixemos enganar sobre isso, nem nos dispersemos, pois as tais ONGs "religiosas" e/ou "ambientalistas" e/ou "humanitárias" estão lá, na Amazônia, para desafiar a lógica dos fatos!