Disse o senador: "O governo está fraco no Parlamento e na imprensa, onde a pauta da oposição tem hegemonia. Se ele ficar em Brasília, dentro do Palácio, torna-se refém dessa agenda. Então, ele sai para disputar e faz a pauta do povo que quer ouvir falar de obras, de energia, de coisas concretas. O povo é situacionista." Naturalmente, Lula só pode ir ao encontro do povo porque, na sua gestão, a vida do povo melhorou - na versão do presidente, graças a ele, "mais uma mãozinha de Deus".
É bem verdade que ele não toma o tempo de suas jubilosas platéias explicando, do palanque, o que vem a ser esse efeito Maradona: o superaquecimento da economia mundial, puxado pela China, coincidindo com a sua presidência. E não explica, decerto, para não complicar à toa o que ele faz parecer tão simples: a bonança é conseqüência do ineditismo de "governar para os pobres". Assim, entregue em regime de dedicação praticamente integral ao doce mister de proclamar que "nunca antes na história deste país?", Lula parte da percepção popular, baseada em experiência própria, de que as coisas melhoraram, para assentar na consciência nacional a convicção de que ele é o responsável único por isso. Ele - não o PT, nem os seus aliados, nem qualquer de seus ministros (com a recente exceção da titular da Casa Civil, Dilma Rousseff, a mãe do PAC, em fase de testes pré-eleitorais).
(leia mais em O Estado de São Paulo)
(leia mais em O Estado de São Paulo)
2 comentários:
O Mercadante, como o Brairo, não perde a oportunidade de falar uma bobagem. Ajuda de Deus, é? Gosto muito das análises do Jorge Serrão, do alertatotal e concordo plenamente com elas. Ontem li que o Deus vai ser a enxurrada de recursos da comunidade internacional para lavar seu dinheiro aqui. O populacho vai adorar a farra, assim como a imprensa que não noticia todos os fatos nem os interpreta. E viva a fusão BrTOi e coitada da Janaina Leite, com seu jornalismo da desvendamento!
Esse senho acha que todos são ignorantes como os que votaram no presidente dele. Como uma pessoa que tem a formação que esse senhor tem fala uma azneira dessas, será que ele esáva contanto estoriazinhas para seus filhinhos? Lamentável
Postar um comentário