4 de mai. de 2008

O erro três em um no preço dos combustíveis

Por Miriam Leitão

A decisão do governo sobre os preços dos combustíveis tem três erros básicos: decidiu subsidiar a gasolina para que ela não aumentasse de preço na bomba, permitir que o preço do diesel subisse na bomba, reduzir os recursos para a conservação das estradas.
O subsídio foi concedido através da redução da CIDE. A CIDE é um imposto cujo destino, teoricamente, é o de conservação das estradas que como se sabe estão em péssimas condições, tirando vidas, e aumentando o custo da logística brasileira.
Ao escolher poupar o consumidor de gasolina, o governo está incentivando o consumo de um combustível fóssil, que emite mais carbono para a atmosfera. Ao escolher que o consumidor de diesel deve pagar mais, ele está onerando o transporte de alimentos e os preços dos alimentos já estão em alta.
Subsídio é sempre um artificialismo e cria distorções econômicas, por isso que ao usá-lo o governo deve ser pensar o que está querendo incentivar. Recentemente o governo reduziu os impostos sobre chuveiro elétrico que consome muita energia. Faria melhor se incentivasse o uso de energia solar.

Um comentário:

Chacon disse...

Desculpem mas acho que a Mirian viajou na maionese. Para mim isso não é subsidio. Subsidio para manter o preço, para mim subsidio vai alem, isso é uma mascara eleitoreira e fraca. A Cide faz tudo isso na teoria, assim coma a CPMF fazia tudo aquilo pela saúde, é só ver comoestão as estradas (onde a Miriram andou todos esses anos). Poluente? O combustível não polui sozinho, precisa de carros, São Paulo bate record atr;as de record de produção de carros, financiam até o dia da morte do sujeito, e ela vem falar do combustível? Por que não fala em melhora dos transportes coletivos e das ruas e avenidas, desculpem mas pra mim ela viajou, se não tem o que falar melhor ficar quieta.