8 de mai. de 2008

A dengue se apresentará com uma “roupa nova”

Por Fabiana Sanmartini

Em depoimento à Comissão de Seguridade Social da Câmara, o ministro José Gomes Temporão (Saúde) lançou um alerta: o Brasil está na bica de receber um novo vírus da dengue –o vírus do tipo 4, ainda mais letal do que os três que já vicejavam no território nacional.
Dar a notícia não é sua função ele deve dizer à população o que fazer e o que o governo está fazendo. Mas ele diz: “Só nos resta o combate ao vetor [o mosquito Aedes aegypti]. É preciso ação intersetorial coordenada para combater o mosquito, de forma ininterrupta, o ano todo. Hoje, 86% dos casos da doença surgem entre janeiro e maio de cada ano. Mas a coisa pode se complicar: "As mudanças climáticas, devido ao aquecimento global, podem piorar o quadro", disse Temporão.
Mais adiante se queixou da falta de dinheiro para a montagem de um plano adequado, que a sua pasta não tem atualmente nem 1/10 dos recursos necessários para uma campanha permanente de conscientização e educação para o combate à dengue. "Vamos ter de descobrir fontes de novos financiamentos da Saúde", disse o ministro. Ele lamentou o fim da CPMF no ano passado e a não aprovação, ainda, da regulamentação da Emenda 29, que destina mais recursos para a área.
Enquanto isso a presidência da República esbanja dinheiro inutilmente e o brasileiro que vá pedir proteção divina ou que se dane.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Temporão ainda existe? Achei que já tinha sido abduzido por algum ET. É tanta insignificância, que a gente só percebe que deveria haver um Ministério da Saúde por causa das epidemias que correm soltas.