Por Giulio Sanmartini
Há um chiste usado para pessoas “rempli de soi-même” (cheias de si), uma desta no auge do auto-elogio teria dito: “Entre as inúmeras excelsas qualidades que ornam meu caráter de escol, brilha como estrela radiosa modéstia”
Mais ou menos o que fez Mangabeira Unger ontem. Agora não existem mais dúvidas que ele foi o pivô que levou a ministra a demitir-se.
O ministro do Núcleo de Assuntos Estratégicos, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agiu certo ao lhe confiar a coordenação do Plano Amazônia Sustentável (PAS). A decisão teria sido o estopim para a o pedido de demissão de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente.
"Quem acha natural que o desenvolvimento da Amazônia seja assumido por um Ministério do Meio Ambiente simplesmente não entende que a Amazônia é mais do que uma floresta. Um Ministério de Meio Ambiente carece dos instrumentos para lidar com todos os muitos problemas de transporte, energia, educação e indústria que são necessários para formular e implementar um programa abrangente de desenvolvimento."
Mangabeira prosseguiu deitando sapiência: “Ficamos abismados com aqueles que nos repreendem, que nos alertam, já que vemos países mundo afora que ficam falando do alto de uma cátedra depois de terem devastado suas próprias florestas”
E liricamente deu seu fecho: “A Amazônia é a fronteira, não só da geografia, mas da imaginação. É o nosso grande laboratório nacional. É o espaço em que podemos melhor repensar e reorganizar o país inteiro, e definir este novo modelo de desenvolvimento.”
5 comentários:
Esse ferrabraz tem cara de maluco, cara de "transformer", a cara muda de posição, a boca entorta para um lado o olho desce e o nariz inverte; não presto atenção no que ele fala, fico curtindo as caras, bocas,olho, orelha, até a orelha ele mexe,valha-me Deus,é uma figura, como diz meu filho,"Bisonha-Bizarra".
Tão cheio de si que um dia vai estourar.Como é que pode termos um borra-botas deste como Ministro?
Alô, Giulio e colegas...
Eu não sei como se consegue criticar uma figura como essa. É extremamente difícil. Na verdade, sabe quem ele me lembra? O Dr. Smith, de Perdidos no Espaço.
Fiquei dando tratos à bola, e consegui pescar uma boa:
Ele é ESTAPAFÚRDIO !
Eu vou torcer para que o Manga na beira do Lula, o ensine a falar inglês, mas com sotaque português.
Lula vai correr dois riscos, desaprender o pouco que sabe de português e não falar inglês ou achar que sabe, se ele entende o manga, então já pode se considerar um anglófono.
Vai ser briga de cachorro doido assistir uma conversa entre o judeu Sobel,Manga e Lula.
Esse Manga veio para avacalhar, Lula jamais vai repetir suas tiradas eruditas como " O dinheiro vai sair do bolso de quem tem que sair e entrar no bolso de quem tem que entrar", Manga corrige na hora, a curto prazo presidente, pois a médio e longo prazo estaremos todos presos.
Alô, Giulio.
Como venho dizendo, vale para todos. Mas Marreta, já perto do domingo, é melhor ainda...
Postar um comentário