20 de mai. de 2008

Um Presidente Pusilânime e um Ministro Omisso.

Por Giulio Sanmartini

“Nasceu e está crescendo o mais novo líder militar brasileiro”
O Augusto Heleno é o general brasileiro com maior experiência hoje em combate. Heleno comandou as tropas da ONU no Haiti, realizando operações bem sucedidas para combater o governo do crime organizado naquele pequeno país.
Heleno passou 15 meses no Haiti combatendo gangues na linha frente. Voltando ao país foi para o comando militar Amazônia, nesse posto fez duras críticas à política do governo no que concerne aos índios.
General Heleno, um dos mais respeitados estrategista das nossas Forças Armadas: o militar ao começar a falar, do caos da política indigenista do Governo Brasileiro, sabia exatamente o que iria lhe acontecer, os riscos que corria e a possibilidade de efetivamente ser de alguma forma punido. Sua fala está em harmonia com grandes líderes atuais do Exército e antes de começar a falar, Heleno deve ter consultado e ponderado os riscos e necessidades de seu posicionamento, com os outros generais amigos seus que estão em postos de comandos no país.
Informa hoje Cláudio Humberto que o presidente Lula decidiu antecipar para dezembro próximo a mudança dos comandos militares, prevista para março de 2009.
O objetivo é finalmente punir o general Augusto Heleno, retirando-o do comando militar da Amazônia, com sua transferência. O general irritou Lula ao criticar a política indigenista, classificando-a de “caótica”. Os recentes conflitos na reserva Raposa Serra do Sol mostram que Heleno tem razão.
Lula decidira transferir o general Heleno para uma função burocrática em Brasília, mas a notícia vazou nesta coluna e ele suspendeu a punição.
Como disse Marina Silva, “Lula é perigoso porque apunha-la pelas costas”, não enfrentou de pronto Heleno, esperou a poeira assentar.
O comandante do Exército, general Enzo Peri, advertiu Lula para uma crise militar, com a solidariedade de generais e coronéis a Heleno.
Antes de conversar com Lula, o general Enzo Peri procurou Nelson Jobim, mas o ministro da Defesa pediu para ser “incluído fora dessa”.
É uma posição lamentável para um ministro da Defesa, certamente Jobim viu a posição como um jogo de crianças, achou que vestir um uniforme, fazer cara de mau e pegar numa sucuri fosse comandar. Ledo engano do ministro falastrão. Disse ele em sua posse (26/7/2007) “Aja ou saia. Faça ou vá embora ". Ministro já é hora: SAIA, VÁ EMBORA...JÁ!

Texto de apoio:Blog Alerta Total

7 comentários:

Chacon disse...

Como eu já disse aqui. Qdo o Lula chegou o Gen. Heleno já estava. Entendo que Forças Armadas não é pra qq um, Gen Heleno deve ter estudado e estudado muito pra chegar onde chegou (tive aula com ex-militares na GV e são pós-Graduados, Mestrados e até Doutorados, ai no Brasil e fora) sem contar sua experiência na área. Se falou é porque ama seu país, sua profissão lhe torna ainda mais responsável por tentar fazer alguma coisa, e porque sabe o que está falando. Esse homem nao pode ser punido por falar o que acontece, se ele for punido é sinal que chegamos à uma ditadura mascarada, se ele for punido, espero mesmo que seus amigos façam alguma coisa e esse senhor que está presidente entenda que fez (e faz) merda (desculpe o termo). Esse Gen Heleno se mostra um guerreiro, pois além de lutar contra o inimigo lá fora, ainda tem que lutar contra o inimigo dentro de casa. Enendo que as Forças Armadas, não podem deixar isso assim. O Lula perde a oportunidade de ter aliados, um dái vaiprecisar aí vai ser tarde... O Lula não tem inteligência e capacidade para administrar, não tem coragem e força para lutar, o que ele está fazendo aí? Hoje entendo a esquerda revolucionária, eram contra a ditadura militar, porque eles querem ser os ditadores. São contra o "Imperialismo Americano" claro, os USA fazem muitas idiotices, mas já andei por algumas "periferias" nos USA e não ví favelas. O modelo pode não ser perfeito mas é melhor que no Brasil. Chega de mentiras!!!!!!!!

Anônimo disse...

Cumprimentos renovados ao General Augusto Heleno que expressou sua opinião competente, sobre a reserva "Raposa do Sol"!
Cumprimentos renovados ao Clube da Aeronáutica, na pessoa do tenente-brigadeiro-do-ar Ivan Frota, que abortou MAIS UMA atitude ridícula do governo lula-pt!

Anônimo disse...

O Brigadeiro Frota e o General Heleno, e outros, ainda dentro ou fora das fardas, jamais se esqueceram do juramento à bandeira que fizeram.( eu também fiz).
Deixando um pouco de lado a reverencia que nossas Forças Armadas merecem, e tecendo alguns comentários das coisas que observei hoje, no Senado, houve uma solenidade para o Dragões da Independência; durante a execução do Hino Nacional, os militares na posição de sentido,podia-se sentir no olhar daqueles homens o compromisso com o amor à pátria.
Quando vejo a foto do General Heleno ao lado da onça e o presidente Lula com o boné do MST as coisa ficam bem definidas de quem é quem, para mim e acredito que para muita gente neste Brasil.

Chacon disse...

Marreta, mais uma vez vc foi perfeito definiu muito bem, o Gen. ao lado da onça o e oLula com o buné do MST, para um bom entendedor meia palavra basta.

Anônimo disse...

Pergunto ainda:

- Até quando teremos que aguentar esta corja de safados que estão no governo a partir do presMente?
Só vemos mentiras deslavadas, eles se achando que são os maiorais.

Só se vê mentiras em cima de mentiras.

Ao Chacon, Marreta, Celso parabéns pelas observações acima faço coro com suas palavras.

ma gu disse...

Alô, Giulio.

E o cordão dos puxa-sacos, cada vez aumenta mais...
E eu também vou me unir a esse coro. É gente que tem o que cantar!
E não vou resistir a fazer uma piada com o Chacon. Do duende com o boné dos arruaceiros! Para bom entendedor, meia palavra bosta!

Anônimo disse...

Valeu Magu!
Com o riso se castiga os costumes.
"Meia palavra bosta" vai para minha seção de definições definitivas.
Você foi mais simples que Simpliciano Simplício da Simplicidade Simples.
Selva!