

Faz parte da Região do Piemonte, cuja capital é a cidade de Turim, conhecida por sua feira anual de livros e por seu museu de egiptologia, o maior fora do Egito.
Localizada nas faldas de uma colina tem algo com 7 mil habitantes e hoje sua atividade principal é a fabricação de queijos e a produção de seda.
Mas o principal dessa pequena cidade é o nome: Caraglio.
Vale dizer que em italiano o “gl” soa como o “lh” em portugês.
Pois é, numa cidade desse nome, poderiam ser mandado um grande número de políticos brasileiros.
(*) fotos à direita: o brasão da cidade.
6 comentários:
Ah...Giulio, mas tem um dado que você talvez desconheça. O Brasil tem um grande número de italianos e descendentes de iTalianos, a maioria dos Italianos que vieram para o brasil vieram justamente dessa cidade e se instalaram no estado de Goias, na época da criação de Brasilia, muitos desses italianos e seus descententes ajudaram muito na construção dessa cidade, ainda hj é possível ver muitos lugares com a bandeira da cidde e muitos dos seus descententes, por isso Brasilia é a sua cidade irmã, por isso Brasilia, também é conhecida como "A Casa do Caraglio". Tá vendo essa é uma parte da história que vc desconhecia não verdade? Desconfiava, mas desconhecia...hehehe
Eu peço a palavra devidamente amparado por ser descendente de italiano. Fui criado até aos 15 anos com minha avó, italiana de "Mântua", como ela falava e reproduzo; além do fato de ter aprendido a rezar o Padre Nosso e a Ave Maria em italiano. Dito isso, preciso me informar se numa cidade de 7 mil habitantes, existem casas suficientes para mandarmos nossos brasileiros de letras minúsculas.
Uma variação sobre o mesmo tema Giulio, não sei se você recorda que essa mal falada palavra, se relaciona com algum "Cesto da Gávea", parece que os termos se equivalem.
Alô, Giulio.
Será que os habitantes de Caraglio merecem isso???
Caro Giulio
Essa região da italia serviria de forma muito apropriada para os canalhas que temos por aqui (Embora, é claro, a Italia também não mereça essa gente!)
Para atrair os pulhas, basta mencionar Monterosso "GRANA"... e poderíamos confiná-los em alguma prisão ou casa di Caraglio, evitando que se fartassem na região de CUNEO...
Putz! como diriam meus correliginarios que falam Yidish, querendo dizer que fulano é um Putz ou seja um Caraglio.
Olha... esse comentários todos foram Duca. du Caraglio!!!!
Postar um comentário