4 de mai. de 2007

Explicando a Um Leitor

Um leitor de Prosa & Política, faz um lembrete sobre a nota – Um Calendário Garimpado (3/1) – “A última frase não consta em nenhuma obra de Maquiavel”

De fato jamais Nicolló Machiavelli, escreveu expressamente “os fins justificam os meios” essa seria uma síntese de seu pensamento filosófico, como pode ser lido em “Il Pincipe” (O Príncipe): vi è una ragion di stato che è superiore a qualsiasi altra considerazione morale, per cui il sovrano dovrà attenersi solamente ad essa se vorrà fare il bene del suo regno, ovvero realizzare praticamente, anche a costo di crudeltà e di guerre, la pace e la prosperità del suo popolo. (existe uma razão de Estado que è superior a qualquer outra consideração moral, pela qual o soberano deverá ater-se somente e essa se quiser fazer o bem de seu reino, ou seja, realizar na prática, mesmo por meio de crueldades e de guerras, a paz e a prosperidade do povo).
Ainda em “Ghiribizzi scripti in Raugia” (Devanêios escritos em Ragusa) ele è mais claro: "si habbi nelle cose vedere il fine e non il mezzo" (se tenha nas coisas ver o fim e não o meio).
A colaboradora, ao grifar em vermelho o aforismo “os fins justificam os meios”, quis justamente ressaltar que este era uma síntese do pensamento de Machiavelli. (G.S.)

3 comentários:

Anônimo disse...

Giulio!!!!!!!!!!!!!!!

Que beleza, meu herói!

Ninguém esclareceria com tanto conhecimento como você o fez!!!
Que aula!!!!

Imagine-me de joelhos , agradecendo-lhe.

Alzira

Anônimo disse...

Muito boa explicação...o leitor-observadorsou eu. Obrigado!

Anônimo disse...

Onde esta esta frase no Príncipe?