18 de jun. de 2007

Bonito pra Cachorro

Por Fabiana Sanmartini

“...Segundo Jacob Tornes, presidente do laboratório Lilly no Brasil, trata-se de um medicamento com formulação específica para cães, mas que tem o mesmo princípio ativo do produto para uso humano. "Tecnicamente o Prozac tem o mesmo efeito tanto para humanos quanto para cães e é indicado para animais que ficam geralmente presos e muito ansiosos", diz Tornes, anunciando que o próximo lançamento será um remédio para obesidade canina.” Ainda de acordo com o Dr. Tornes, lançado em abril nos EUA, o Prozac para cachorro tem previsão para chegar ao mercado brasileiro em 2009. (Isto é online ) Vale lembrar que Prozac é um medicamento de sucesso em todo o mundo para tratar pessoas com distúrbios obsessivo- compulsivos, síndrome do pânico e depressão, e para cães vem em comprimidos mastigáveis de sabor carne.
Hora vamos deixar uma coisa bem clara, não sou contra a cirurgia plástica veterinária reparadora. Afinal animais podem sofrer acidentes ou nascerem com alguma deformidade e por uma questão de amor tenta-se poupá-los da dor e dar-lhes uma sobrevida digna! Como é o caso das cirurgias comuns em bulldogs, shar-peis, cockers, basse hound e algunas outras raças que por uma deformidade congênita expõe a glândula lacrimal em uma “bolha” que faz lembrar uma cereja, daí ser chamado de “cherry eyes” ou prolapso (que é a bolha) de terceira pálpebra. Se não corrigido cirurgicamente provoca úlceras e prejuízo da visão.
Mas, vamos combinar, cães envelhecem e plástica rejuvenescedora, é um pouco demais. Quero também explicar que tenho um “centro de estética animal”, onde cães e gatos são tratados como cães e gatos. Com amor, mimos e coisas do tipo. Saem daqui diversos cãezinhos com os pelos tingidos por rinsagem a base de água. São feitos tratamentos de pele porque o raios ultra-violetas provocam câncer não só em humanos e, os animais de cor branca, principalmente os de pelo rasteiro, são mais suscetíveis a isso. Como criadora e profissional acho que é dever deixar claro que anti-depressivo para animais de estimação, é o dono dar um mínimo de atenção, já que não é a quantidade de tempo que se passa com o animal e sim a qualidade.
Se você não dispõe de tempo algum, é melhor não ter nem namorado(a) estes também exigem carinho e atenção. Remédio para obesidade e ração de qualidade em quantidade e horário correto. Existem diversas no mercado para os mais variados orçamentos. Cães e gatos comem ração e não comida, muito menos de gente à mesa. Precisam caminhar, tomar sol se possível, faz bem aos ossos. E quando você chegar do trabalho e der uma voltinha com ele, a depressão e a obesidade vão embora.
Animais como os cães vivem originalmente em matilha e não compreendem o universo humano. Não tem uma visão corpórea, própria, definida, uma vez que não tem visão tridimensional e nem colorida. Uma coisa são as cirurgias alusivas ao padrão da raça, e até essas são contestadas hoje, outra é passarmos nossas frustrações com nossas próprias rugas para eles. É preciso estar consciente de quem na verdade precisa de anti-depressivo
De acordo com a Dra. Hannelore Funchs, veterinária homeopata e psicóloga diz em entrevista à Isto é online:
"...recomenda cautela diante da tendência dos apaixonados donos de cães em aderir aos modismos e jogar nos animais suas neuroses. 'O ser humano tem procurado no animal de estimação um interlocutor, alguém que o acolha e o compreenda' - continua a veterinária, enfatizando que – “o bem-estar necessário ao animal é ser alimentado e tratado com carinho.”
A medicina veterinária evolui a passos largos como diversas outras ciências médicas. Resta-nos evoluir com ela e não enlouquecer.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Prozak, de há muito, é receitado por veterinários regularmente. Não é novidade.
O inverso também é verdadeiro: pomadas para dores musculares e contusões é utilizada com regularidade por pessoas, inclusive atletas.
Sei, também, de casos de uso de comprimidos para aguçar o cio em ovelhas utilizados por mulheres!
Por motivos óbvios, fico anônimo...