28 de jun. de 2007
Fora! Chega de Violência!
Por Fabiana Sanmartini
Ando realmente preocupada com a violência no Rio de Janeiro. Não só a violência física como a ocorrida com a doméstica Sirlei, o menino João Hélio, a “Gabriela Pela Paz”. E como esquecer o guitarrista da Banda Detonautas, Rodrigo Netto de 29 anos, morto em junho/2006, após tentativa de assalto. De acordo com o pai de um dos espancadores de Sirlei, quase uma criança. Netto foi baleado no Rocha, subúrbio do Rio, estava no carro com sua avó e irmão, e ainda assim, logo antes das investigações já se ouvia em pequenas rodas de desinformados que ele havia sido morto por problemas com drogas. Deixa-me eu tentar entender melhor, se é mulher sozinha à noite, ou mesmo de madrugada na rua, é prostituta, se é artista, tatuado, é drogado. Não me parece coerente, vamos lembrar Marcelo Yuka (foto), também músico, igualmente tatuado, da Banda O Rappa, baleado diversas vezes ao tentar impedir um assalto a uma mulher, sozinha à noite na Tijuca., em novembro/2000 (veja que o descaso com a violência no Rio já vem a tempos). Yuka teve sua profissão interrompida, mas não sua voz que continua a se fazer ouvir em suas composições. É assim mesmo cada um grita como pode, com protestos, movimentos arte, e nós com nossa voz, aqui no P&P.
Agora aparece uma novidade no caso Sirlei, outro jovem que irá depor hoje. São três as versões para ele, uma diz que dormia no banco de trás do carro, outra que fugiu após os gritos de advertência de um possível herói anônimo, e outra ainda de que tenha ido embora porque não concordava com o ataque.
A outra violência é a que sofremos diariamente com o pouco caso dos governantes em relação ao Rio. A mina de ouro que é o turismo vai secar caso a imagem do Estado continue essa. Os turistas são assaltados a luz do dia, roubam-lhes os pertences, quando não a vida! A “Princesinha do Mar” de dia esta cheia de pequenos, de tamanho, de idade, delatores empresariados por adultos que se valem da impunidade. À noite é a vez das “Princesinhas” que deveriam estar em casa ainda brincando com bonecas ao invés de satisfazerem a doentes sexuais, tarados mesmo!
E ai Governador? E ai Prefeito? Vamos continuar assim? Vendo o Rio agonizar sem poder fazer nada. Alias, podemos sim nos fazer ouvir, nos unindo em protestos silenciosos como o das cruzes colocadas na praia de Copacabana. E me desculpem os contrários, tem que ser na zona sul, tem que aparecer para o mundo, nos jornais, revistas, internet. Temos que protestar com nosso, voto grito mais alto que podemos dar! Fora com quem faz do nosso Estado uma baderna! Fora com quem só está preocupado em eleger o Cristo Redentor, como maravilha do mundo! Queremos o Rio limpo, íntegro! Fora com suas poses politicamente incorretas! Quem rouba é ladrão, quem compactua com o crime é cúmplice! FORA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário