4 de jun. de 2007

Jogando Dinheiro Fora


Tales Faria da seguinte nota em sua coluna do Informe JB:

“BASE ABANDONADA
O Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, está abandonado desde agosto de 2003, quando uma explosão no foguete VLS-1 destruiu a base de lançamento e matou 21 técnicos e cientistas ligados ao Centro Técnico Aeroespacial. O deputado Waldir Maranhão (PP-MA) denuncia o fato de que o Centro de Lançamento virou um amontoado de ferro e a metade da pista do aeroporto está afundando. "Apesar das promessas, nada, rigorosamente nada, foi feito para reerguer a Base de Alcântara. O Brasil realizou a proeza de celebrar o Centenário de Santos Dumont mandando um nosso compatriota fazer turismo no espaço, mas lançado de uma plataforma estrangeira. Em nada avançou o nosso Programa Espacial", reclama o deputado.”

O acidente em que morreram 21 técnicos brasileiros aconteceu no dia 22/8/2003. Pouco menos de 4 anos depois, sem nada ter feito para reativar a base de lançamentos o governo gastou US$ 10 milhões para a viagem ao espaço do coronel Marco Pontes, cujo única utilidade foi servir de garoto propaganda à reeleição do inconseqüente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao falar com o “seu” astronauta no espaço, Lula, como sempre, teve que dizer sua besteira ao fazer uma comparação totalmente desproporcionada: "Em poucos momentos da história do Brasil nós tivemos orgulho de um brasileiro como estamos tendo de você", Você, quando partiu (para o espaço) me lembrava o Ayrton Senna com a bandeira nacional”.
Pois é, o coronel mostrando um senso ético digno desse governo que aí está, ignorando o valor gasto por ele, passou para a reserva levando consigo a experiência paga pelo povo brasileiro, para puder usá-la em proveito próprio. Mas felizmente parece não estar dando certo. Um matéria de automobilismos, Pontes está mais para Barichello que para Senna. (G.S.)
(*) Nas fotos a plataforma de lançamento como era e como está

Nenhum comentário: