Por Giulio Sanmartini
No programa radiofônico, pago pelo contribuinte “Café com o presidente”, a coisa ficou mais para manguaça. Disse Lula sobre os problemas aéreos: "do ponto de vista do controle, o sistema brasileiro é um dos mais modernos do mundo. Nós temos poucos acidentes comparados a quaisquer outros países do mundo. A Aeronáutica me garante que o sistema brasileiro é seguro e eu confio na palavra da Aeronáutica, afinal de contas é ela que controla os aviões no Brasil desde que existe avião.” Não é bem assim, o primeiro vôo de Santos Dumont foi em 1906 e a Força Aérea Brasileira foi criada em 1941, mas deixa para lá. Ainda no programa, o presidente disse que determinou à Aeronáutica que coloque "ordem na casa" e garanta o bom funcionamento dos aeroportos. “Quero pedir a compreensão do povo brasileiro e quero pedir a compreensão dos controladores. Mas é preciso colocar ordem na casa. Não é possível de forma nenhuma o povo continuar sofrendo por interesse de poucos. Eles têm de respeitar a hierarquia e cumprir ordens."
Lula esquece que em final de março desse ano, durante sua viagem a Washington, quando os controladores de vôo pararam de trabalhar ele barrou a prisão de 18 insubordinados e cedeu à chantagem, aceitando todas as suas reivindicações, quebrando dessa forma a disciplina na Aeronáutica e levando a sindicalização para o seio das Forças Armadas. Dessa forma, tirou a autoridade do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, na época recém-empossado, e perdeu a sua própria.
Ao deitar suas asneiras no "Café etc...”, nessa manhã de segunda feira, ninguém, dentro dos mais de 2 mil assessores e o escabambau, que pagos regiamente o atendem, (veja P&P – O que era farra virou bacanal – 24/6) o informou que na noite de domingo, dois aviões comerciais se chocaram na pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A colisão não deixou vítimas, mas provocou um grande susto entre os passageiros. As aeronaves, uma da TAM e outra da Gol, ficaram danificadas e não puderam seguir viagem. A causa do acidente não foi divulgada.
O desastre ocorreu no momento em que os aviões se preparavam para decolar. As asas dos aparelhos se tocaram. As companhias aéreas não comentaram o caso. A Infraero, responsável pela administração dos aeroportos, também não se pronunciou.
Ao que tudo indica, pode ser que o “Brasil esteja vivendo sua melhor fase desde a República” (sic), o presidente Lula, autor dessa de estultice não, ele está seguindo a Lei de Murphy: “para quem está de azar, o urubu de baixo “cospe” do de cima”.
(*) na foto o primeiro vôo do mais pesado que o ar em 12/11/1906.
No programa radiofônico, pago pelo contribuinte “Café com o presidente”, a coisa ficou mais para manguaça. Disse Lula sobre os problemas aéreos: "do ponto de vista do controle, o sistema brasileiro é um dos mais modernos do mundo. Nós temos poucos acidentes comparados a quaisquer outros países do mundo. A Aeronáutica me garante que o sistema brasileiro é seguro e eu confio na palavra da Aeronáutica, afinal de contas é ela que controla os aviões no Brasil desde que existe avião.” Não é bem assim, o primeiro vôo de Santos Dumont foi em 1906 e a Força Aérea Brasileira foi criada em 1941, mas deixa para lá. Ainda no programa, o presidente disse que determinou à Aeronáutica que coloque "ordem na casa" e garanta o bom funcionamento dos aeroportos. “Quero pedir a compreensão do povo brasileiro e quero pedir a compreensão dos controladores. Mas é preciso colocar ordem na casa. Não é possível de forma nenhuma o povo continuar sofrendo por interesse de poucos. Eles têm de respeitar a hierarquia e cumprir ordens."
Lula esquece que em final de março desse ano, durante sua viagem a Washington, quando os controladores de vôo pararam de trabalhar ele barrou a prisão de 18 insubordinados e cedeu à chantagem, aceitando todas as suas reivindicações, quebrando dessa forma a disciplina na Aeronáutica e levando a sindicalização para o seio das Forças Armadas. Dessa forma, tirou a autoridade do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, na época recém-empossado, e perdeu a sua própria.
Ao deitar suas asneiras no "Café etc...”, nessa manhã de segunda feira, ninguém, dentro dos mais de 2 mil assessores e o escabambau, que pagos regiamente o atendem, (veja P&P – O que era farra virou bacanal – 24/6) o informou que na noite de domingo, dois aviões comerciais se chocaram na pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A colisão não deixou vítimas, mas provocou um grande susto entre os passageiros. As aeronaves, uma da TAM e outra da Gol, ficaram danificadas e não puderam seguir viagem. A causa do acidente não foi divulgada.
O desastre ocorreu no momento em que os aviões se preparavam para decolar. As asas dos aparelhos se tocaram. As companhias aéreas não comentaram o caso. A Infraero, responsável pela administração dos aeroportos, também não se pronunciou.
Ao que tudo indica, pode ser que o “Brasil esteja vivendo sua melhor fase desde a República” (sic), o presidente Lula, autor dessa de estultice não, ele está seguindo a Lei de Murphy: “para quem está de azar, o urubu de baixo “cospe” do de cima”.
(*) na foto o primeiro vôo do mais pesado que o ar em 12/11/1906.
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