9 de jun. de 2007

O jabá do Vavá

Por Adriana Vandoni

A última operação da Polícia Federal, a xeque-mate, envolveu Vavá, o melhor irmão do presidente. A operação investiga pessoas supostamente envolvidas nos crimes de contrabando, corrupção, tráfico de drogas e exploração de jogos de azar. Fizeram busca e apreensão de um material, cartas e protocolos para aposentadorias, na casa de Vavá. Havia cartas endereçadas para Aloísio Mercadante, que não sabe de nada nem nunca recebeu carta alguma. Quiçá nem conhece o Vavá. Os documentos do INSS, segundo o filho do Vavá, eram processos de aposentadorias que seu pai iria agilizar. Mas nunca fez isso, ele recebia os pedidos e engavetava. Provavelmente mentia às pessoas que estava agilizando, mas não fazia nada. Coisa de sangue, entende?
Pois bem, de acordo com o advogado de Vavá - o melhor irmão, ele foi envolvido por ter falado ao telefone com um dos presos na Operação, o ex-deputado Nilton Cézar Servo, acusado pela Polícia Federal de comandar a máfia dos caça-níqueis. Mas Vavá não tem relação profissional alguma com o Servo. Era apenas uma conversa trivial do tipo:
- E ai, Vavá, tudo bem?
- Olá “Fervo”, tudo bem comigo, e com “vofê”?
- Bem, graças a Deus. E aí, você acha que vai fazer sol neste fim de semana?
Coisas desse tipo, mas a Polícia Federal, equivocadamente, achou que Vavá tinha alguma ligação com o Servo. “É uma ligação de qualidade ruim, é uma conversa de amigo, não é comprometedora”, informou o advogado do melhor irmão.
Por coincidência também, ou equívoco, foi preso na mesma operação, o melhor “cumpadre” do “cumpanhero” Lula. Dario Morelli, segundo a Polícia Federal é dono de máquinas caça-níqueis e dono do telefone de Vavá, porém, “ele [Vavá] não sabe nem por onde o Dario anda. A relação é só por telefone”, disse o advogado do Vavá. Bem, mas pelo que entendi, é exatamente a relação do telefone que o implica, ou não?
Que gente mais estranha! O melhor irmão não conhece o melhor cumpadre e conversa ao telefone com o acusado de comandar uma máfia sobre trivialidades. Isso me lembra as 29 ligações entre o deputado federal Carlos Abicalil (PT-MT) e a gangue do dossiê, vocês se lembram? Ele conversou vinte e nove vezes com a turma, exatamente no período em que a coisa estava sendo fechada, porém, só conversou trivialidades. Coisas do tipo tempo, santo, sei lá... Esse povo não deve ter nada interessante mesmo pra conversar, não é?
Disso tudo existem algumas possibilidades de interpretação: que a Polícia Federal queria se mostrar autônoma envolvendo até o melhor irmão do presidente. Que a Polícia Federal envolveu o melhor irmão, tomou uma catracada do governo e vai passar recibo de incompetente. Ou que a Polícia Federal é de fato uma Instituição boquirrota, falastrona, imprudente e precipitada, como afirma o advogado do Vavá, afinal, fazer busca e apreensão na casa de alguém apenas pelo fato de ter escutado uma conversa trivial de amigos, sem nada comprometedor? Neste caso esta Polícia é no mínimo irresponsável.
Além do melhor “cumpadre” do presidente, além do melhor irmão do presidente e seu melhor amigo, além do questionamento se Vavá recebeu algum jabá ou se Vavá arrumava jabá, além de tudo isso o que está em xeque-mate é respeitabilidade e confiabilidade de uma Instituição que, até provem o contrário, é independente, preparada e justa. É essa imagem que precisamos ter da Polícia Federal. Mas se continuar nesse carnaval, estaremos no caminho de se desacreditar mais esta Instituição.
Chega a dar pena do Vavá que pedia merrecas que variavam entre dois a três mil reais. Em Mato Grosso, só pra comparar, um Senador recém eleito disse no mês passado, que a “comissão” no atual governo chega a 50%, disse isso reclamando, afinal, o de praxe era 10%.
Pensando bem, Vavá é um Zé Mané que enganava trouxas. Quer saber de uma coisa? Vamos passar logo para o próximo escândalo, porque este é fraquinho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aliás, Adriana, está demorando para aparecer outro escândalo, já faz mais de 10 dias que não temos mais um. Deve ser por causa do feriado prolongado.
Abraço.

Anônimo disse...

Se Vavá é o melhor irmão, estamos ferrados!E os outros irmãos???