1 de jun. de 2007

Renan, Mônica e a Mendes Júnior

Por Laurence Bittencourt Leite, jornalista.

É obvio que Renan Calheiros está encalacrado até o pescoço. E ouso dizer, com todas as culpas possíveis e imagináveis. Jesus! Isso é a historia desse país. A entrevista que a jornalista Mônica Veloso deu ao jornal Folha de São Paulo de hoje, 01/06/2007, fica mais que evidente toda a situação de tráfico de influencias e falcatruas que o presidente do Senado construiu para si e se meteu. Pode resultar em alguma mais grave? Só deus sabe. Ou talvez Sarney.
Mais o incrível nessa historia toda, nesse mar de lama envolvendo Zuleido (o novo Marcos Valério) e sua empresa Gautama, e agora com Renan, Mônica, e a empresa Mendes Júnior, tinha que acontecer sob o PT. O pior de tudo isso, está sendo acompanhar o corporativismo do Congresso para encobrir e defender Renan. Fica claro, que a defesa também é em causa própria. Há medo de que essa coisa toda chegue a outros senadores.
O mundo político brasileiro é uma podridão só. Há exceções? Certamente. Jefferson Peres continua sendo uma delas. Mas são poucos, muito poucos. E Lula continua na sua linha de defender e ao mesmo tempo lavar as mãos. Lula é um cretino desonesto. Num país como o nosso tem vida longa. Aliás, Lula elogia Chaves ou mais uma vez lava as mãos na declarada e exibida censura à liberdade de expressão patrocinada pelo ditador venezuelano, que não admite criticas e nem discordâncias ao seu pensamento, acusando quem faz critica de ser uma “oligarquia” conservadora.
Lula não toma partido porque teme Hugo Chaves e teme represálias. Lula é covarde. Bom, mas infelizmente parece que a oposição está tão encalacrada quanto Renan nesse caso atual. Resta torcer para que a imprensa continue sendo o grande porta-voz da sociedade e traga novas informações.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem toda razão o articulista quanto aos fatos ali afirmados. Porém, tenho uma restrição a fazer quanto aos órgãos de imprensa, pois são poucos os jornalistas que têm coragem de "bater de frente" com o atual governo. Veja bem, os canais televisivos, não existem algum que tem coragem de falar as verdades como o Boris Casoi que foi covardemente "dispensado" da Record a mando do governo federal. Como não temos oposição, infelizmente veremos "esse governo vagabundo e corrupto" vencer todas as etapas e, inclusive, se quiser, aumentar o seu mandato. Infelizmente esse é o nosso Querido Brasil.

Z'Kakaya disse...

O que me causa espanto nessa ópera bufa "Renan e Mônica" é a passividade das jornalistas. Temos mulheres brilhantes em nossa imprensa: você, Miriam Leitão, Tereza Cruvinel, Dora Kramer, Eliane Cantanhêde (de férias), Renata Lo Prette, entre outras.
Só que ninguém levantou a lebre da humilhação a que Renan Calhorda submeteu sua mulher. As mulheres brasileiras, verdadeiras heroínas, que começam a dominar o jornalismo e o judiciário, onde são admitidas por competência, deveriam ser mais solidárias e fazer um panelaço contra essa humilhação.