26 de jul. de 2007

Boi Preto Conhece Boi Preto

Por Giulio Sanmartini

Já escrevi mais de uma vez sobre o fraco que o presidente da República tem para escolher o que não presta e defender os indefensáveis.
Assim foi com Benedita da Silva, Delúbio Soares, José Dirceu, Antonio Palocci Os “Alopredos”.
Todavia a defesa que se tronou emblemática, foi no início do escândalo “mensalão”, quando “de cabeça erguida, peito estufado declarou solenemente que era tal sua confiança em Roberto Jefferson, que não hesitaria em dar-lhe um cheque assinado em branco.
Agora nessa crise sem fim do sistema aéreo, na troca de ministros da Defesa com a saída de Waldir Pires e a entrada de Nelson Jobim para não perder o hábito fez o mesmo. Deu carta branca a Jobim.
Vejamos quem é Nelson Jobim, através do artigo “Quinze anos sem corte constitucional” (11/11/2003) do Procurador Marco Aurélio Dutra Aydos:
O Procurador Marco Aurélio Dutra Aydos, em seu artigo "Quinze anos sem corte constitucional", publicado em 11.11.2003 comenta:
"Além da saudável indignação com a confissão, pelo Ministro Jobim, de que possui um caráter inconstitucional e não adquiriu jamais a condição subjetiva exigida pela Constituição para integrar o Supremo Tribunal Federal, a opinião pública informal, juridicamente esclarecida, manifestou certa satisfação, como aquele da vítima que durante anos procura o autor do crime e finalmente o encontra. E, ainda melhor, por confissão espontânea.
Que a Constituição havia sido defraudada desde a origem, sabíamos todos os que lemos os comentários de José Afonso da Silva, a respeito do modo ardiloso com que se insinuou no texto constitucional a matéria nada inofensiva da "medida provisória".
Do Brasil que "não é uma fraude" já surgem provocações para a retomada da dignidade do cargo da mão dos que abusam da Constituição. Devia haver um tipo penal que dissesse que um Ministro do Supremo Tribunal Federal não pode atentar reiteradamente contra a dignidade da Constituição, e nesse caso o "escândalo" Jobim seria apenas o último caso ilustrativo de uma conduta permanente. Na falta do tipo mais específico, com certeza é quebra de decoro a permanência do Ministro Jobim no Supremo Tribunal Federal. Antes mesmo de que seja formalmente denunciado, seria melhor que renunciasse, o que é mais digno .
A questão não é punir o deputado constituinte Nelson Jobim por fraudes que praticou há 15 anos, mas afastá-lo do Supremo hoje porque enganou a soberania nacional quando se apresentou como candidato a Ministro do Supremo Tribunal Federal como se fosse um cidadão de reconhecida idoneidade. A conduta fraudulenta que foi confessada demonstra que o Ministro não é pessoa idônea, e essa qualidade é permanentemente ofensiva, e por isso não é esquecida pela prescrição. A confissão sobre a fraude de 15 anos é confissão de que o Ministro é portador de um traço de caráter inconstitucional que não tem meios de convalescer."

2 comentários:

Anônimo disse...

Com relação ao recente acidente aéreo (mais 1), e toda a fumaça que o atual

DESGoverno do nosso país continua lançando sobre a sociedade, para ocultar o

COMPLETO E REAL DESPREPARO ADMINISTRATIVO DESSE cidadão, apedeuta, que pousa sua

b... na cadeira de presidente da república.
Estou consternado e me solidarizo com os familiares da vítimas.
NO ENTANTO, o Brasil é realmetne um país contrastante. Vi alguns movimentos e

manifestações que ocorreram com relação ao acidente, no entanto o POVO do país

não vê os demais problemas, MAIS AFLITIVOS AINDA, que ocorrem no país, muitas

vezes com o vizinho que mora ao lado.
SOMENTE, e apenas, na Cidade de Curitiba ocorreram 1.440 (crimes/trânsito) até o

dia 25/07.
ISSO SIGNIFICA APROXIMADAMENTE 7 aviões acidentados como o de Congonhas, ou seja,

UM AVIÃO POR MÊS CAI EM CURITIBA. E QUANTOS, QUANTOS, QUANTOS NO BRASIL?????
A única diferença é que estes que morrem, aos poucos, sem estarem agrupados, de

forma "ANÔNIMA" NÃO CONTAM para a maior parte da população.
ACORDA BRASIL, TEMOS MUITAS MORTES ALÉM DESTAS que devemos olhar com mais

atenção. Temos mais que 1 Iraque aqui mesmo em terras brasileiras.

P.S.: Realmente, não adianta mudar o Ministro, pois como se diz: mudaram as moscas mas a M.E.R.D.A. continua a mesma.

Anônimo disse...

Che strano, un bellunese che non usa occhiali e forse non gli piace nemmeno il gelato! Ma che viene a fare il berluscota dove non gli riguarda. Pensa ai tuoi silvio e umberto e tornatene a lavorare con Pollari e Pompa, bella compagnia!