2 de jul. de 2007

Em Tempos de Pan Americano

Por Fabiana Sanmartini

Na semana passada, falei sobre cãos de guarda, rastreamento e patrulha. Hoje quero tentar esclarecer um pouco sobre os cães atletas, por assim dizer. Dentre os tantos que se prestam a esta finalidade, vamos falar dos “mal vistos” Pit Bulls, American Starfordshire, American Bull Terrier e Bull Terrier. Estes são cães que precisam ter atividade física permanente, são verdadeiros atletas de ponta.

Vale lembrar que não é opcional, eles PRECISAM de atividades físicas. Se confinados vão desenvolver a conhecida agressividade. O dono tem de ser informado e preparado para ter um cão desta personalidade. Eles devem ser tratados com carinho e afeto redobrado, sem “tapinhas”, repreensões sim, brincadeiras brutas não. Devem ser tratados, alimentados como atletas de alta perfomace que são. É preciso também conhecer os pais, já que a genética influencia os possíveis distúrbios de temperamento. Procure como sempre falo um canil idôneo. Quando me refiro a atletas não falo de forma alguma sobre os esportes envolvidos nos primórdios da raça. Sou absolutamente contra as rinhas, brigas de cães. Existem hoje esportes fantásticos, como Agillity e os Dog Games, que consistem no geral em provas de rapidez, inteligência, força e acima de tudo integração com seu condutor que pode sem problemas ser o dono.
Diferente dos Galgos, Wippets, Salukis e Afegans que preferem as corridas e não possuem força mandibular suficiente para ficar agarrado em um pneu, por exemplo, os “pits” em suas provas específicas, além dos pneus, sobem murros, arrastam pesos que muitas vezes são carros. E ao final destes dias de prova cães e donos vão pra casa, felizes e tranqüilos.
Um York também é um atleta, bem como um Poodle, como minha pequena Graviola, que apesar do pequeno tamanho são campeões no agillity. Agillity são aquelas provas de corridas com obstáculos a serem superados pelos cães. Para nós donos, a superação fica por conta de conseguir correr ao lado deles durante todo o percurso. E os pequenos são rápidos! Os Pastores em geral também são bons atletas.
Não podemos deixar de falar do simpático Labrador e também o Golden e todos os cães d’água como o Cão D’água Português, para eles existe um esporte todo especial. Eles são nadadores por natureza e foi então criado o Big Air, que consiste em um disco ou argola arremessada n’água e eles saltam para o mergulho e trazem o disco de volta. São pontuados pela distância do salto e pela rapidez na volta.
Vale lembrar que em todos estes esportes é pontuada a satisfação do animal. Esta é avaliada pelo abanar da cauda, ainda que seja um cotó.
Então se você é do tipo atlético, dei várias opções para um companheiro de esporte, não me vá escolher um Pug ou um Bulldog, estes são de companhia e falarei deles semana que vem!
(*) Foto, um American Starfordshire

Nenhum comentário: