18 de jul. de 2007

Pista foi entregue inacabada

Esta nota sobre a abertura da pista de Congonhas para o uso, publicada no dia 29 de junho, é a prova da irresponsabilidade:

IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas
29 JUN 2007
Congonhas terá pista principal reaberta hoje
A pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), será reaberta hoje, às 12 horas, para pousos e decolagens, após 45 dias de interrupção operacional para obras de recuperação. O prazo estipulado para a execução do trabalho foi cumprido apesar das ocorrências imprevistas que prejudicaram o planejamento inicial (oito dias de chuvas, dez noites com temperatura restritiva ao lançamento da massa asfáltica, além dos problemas ocorridos no controle do tráfego aéreo - que prejudicaram o planejamento de execução das obras no horário de paralisação do funcionamento do aeroporto - das 0 horas às 5h30). No entanto, obras complementares vão continuar por mais 90 dias.
Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), na primeira fase da obra (os primeiros 45 dias) foi efetuada a recuperação geométrica dos 1.939 m x 45 m de extensão da pista de pouso e decolagem, com a correção das declividades transversais e longitudinais. Para tanto, foram executadas a fresagem (retirada das camadas desgastadas de asfalto), a regularização geométrica com massa asfáltica, um novo balizamento (sinalização luminosa das pistas para auxílio do pouso das aeronaves) e a renovação de toda a sinalização horizontal (pintura das faixas na pista). O controle de qualidade da obra foi executado com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Já na segunda fase, os serviços serão realizados durante a madrugada, sem a interdição da pista. Essa fase, que está prevista para ser concluída em 27 de setembro, contempla a complementação dos trechos das pistas de táxi (área onde as aeronaves realizam manobras, que não puderam ser efetivadas na primeira fase, em função das áreas que permaneceram em operação), nas alças de interligação das duas pistas (principal e auxiliar) e finaliza com o grooving (ranhuras para melhorar o escoamento de água).
A reforma da pista principal do terminal custou cerca de R$ 19,9 milhões e foi realizada pela OAS Construtora e a Galvão Engenharia
Durante o período de fechamento da pista principal, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) reduziu as operações de vôos comerciais e da aviação geral (táxis aéreos e aeronaves de pequeno porte) em Congonhas para até no máximo 33 slots (movimento de pouso ou decolagem) por hora. Alguns vôos foram suspensos e outros programados para o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo). Congonhas tem capacidade para operar com 48 slots por hora.

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