31 de ago. de 2007

Os Pretenciosos "Desavisados"

A prepotência como mentem tentando contrariar as verdades cristalinas, colocam o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa Nelson Jobim, que tem se apresentado um falastrão que nada realiza e o facínora deputado cassado José Dirceu, no mesmo balaio.
Jobim, que tem se apresentado um falastrão que nada realiza e o facínora deputado cassado José Dirceu, no mesmo balaio.
Lula como sempre confunde as coisas, não distingue o que é um pênis de um equinócio. Nelson Jobim, que deve ainda à nação explicações de sua atitude criminosa ao inserir artigos ilegalmente na Constituição, ameaça os comandantes militares. José Dirceu com seu hábito stalinista, lança invectivas contra a imprensa. (G.S.)
Carlos Chagas, com muita propriedade escreve sobre o assunto:
“Mais do que uma frase, Tancredo Neves ministrava uma lição de vida ao afirmar por mais de uma vez, segundo conta Ronaldo Costa Couto: "Se Deus não lhe deu a graça da humildade, peça então a Ele a arte da dissimulação. Finja que é modesto."
A quem se aplicariam hoje esses conselhos magistrais? A meio mundo, começando pelo presidente Lula, passando pelo ministro Nelson Jobim, encostando em José Dirceu e quantos mais?
Diante da decisão do Supremo Tribunal Federal de receber a denúncia contra os 40 mensaleiros, o presidente Lula extrapolou. "Quiseram me atingir, mas fui reeleito com 61% da população!" Ora, tem muito pouco a ver a reeleição com os processos contra os réus de um dos maiores escândalos da República. É claro que mesmo se tivessem sido denunciados antes das eleições do ano passado, o presidente teria vencido. Talvez com menos de 61% dos votos, mas vencido. Para que misturar as duas coisas?
Arrogância também demonstrou o novo ministro da Defesa. Sem poder justificar a ausência dos comandantes das três Forças Armadas no Palácio do Planalto, pelo lançamento de um livro denunciando torturas no período militar, Jobim acentuou "não haver um indivíduo sequer capaz de reagir àquele ato natural, mas, se houver reação, haverá resposta". Para que tanta presunção, quando se sabe que qualquer resposta do governo, nesse caso, caracterizaria uma crise institucional dos diabos?
Já José Dirceu mereceria um período de silêncio por parte de seus críticos, tendo em vista ter sido reduzido a frangalhos por ação do STF. Mas não se emenda, o ex-chefe da Casa Civil e deputado cassado, porque em vez de curvar-se à evidência dos fatos, assumindo apenas o papel de vítima, arvorou-se em senhor dos anéis. Para ele, tudo faz parte de uma conspiração.
Seria bom não esquecer as lições do dr. Tancredo. Poderiam os detentores e ex-detentores do poder fingir que são modestos. Lucrariam muito mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas essa é a estratégia (explorar condições favoráveis, ou não, no caso deles, para objetivos específicos). Sem contar que os mesmos não conseguem ser modestos.

Atenciosamente,
L. a. s.