23 de set. de 2007

Olha o Dragão aí Gente...


Lula, pensa que tudo está bem e anda alardeando e adonando-se dos méritos da estabilidade econômica que seu governo “implantou” esquecendo que nada tem a ver com o Plano Real e que este vem ainda se mantendo independente dele. Mas agora a ameaça de inflação de inflação chegou ele ainda nem se apercebeu. Caso essa venha vamos ver quem ele culpará.
Inflação em alta é a nova ameaça à economia brasileira, segundo o alerta emitido terça-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Sem medidas preventivas, a alta de preços poderá chegar à faixa de 5% em 2009-2010, advertem os autores do Boletim de Conjuntura editado trimestralmente pela instituição. O aviso aparece no editorial de abertura, em geral dedicado a um exame panorâmico da economia nacional e a uma avaliação das perspectivas. Desta vez, esse texto introdutório foi dedicado quase integralmente a um único assunto - a mudança recente no cenário dos preços.
A aceleração da inflação vem sendo mostrada por todos os principais indicadores. No ano passado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado como referência para a política de juros, subiu 3,1%. Nos 12 meses terminados em agosto, a alta acumulada chegou a 4,2%. O índice de preços ao consumidor calculado em São Paulo pela Fipe quase dobrou no mesmo período, passando de 2,6% para 4,9%.

Leia matéria em O Estado de São Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma alegria (sem vaidade): o artigo vem depois do aviso do seu comentarista. Advertidas as altas do IGPM (grave e sem retorno), do pretroleum (sem perspectiva de plantar arbusto), queda acentuada (virando areia fina) da moeda americana, Bolsas em crises de sobe e desce, com o buraco do subprime, Bancos endividados e juros baixos insuficientes para resolverem o problema. E foi dado o grito: chegou o perigo na economia, agravado pela total falta de infra-estrutura. Diga, por exemplo, uma obra, em qualquer lugar, decorrente, do pensar, de projeto e da atividade executiva do atual Governo. Inexiste. Bush trabalha, muito, aqui prevalece o culto vicioso do relaxa e goza. O País vai sentir, pois falta um equipe capaz, conhecedora das reais dificuldades nacionais e os novos desafios da economia mundial. Esperar acontecer? O Povo vai chorar por ser ignorante e incapaz de ver um palmo adiante do nariz, elegendo um desigual pensando ser igual. O artigo mostra a realidade.