11 de out. de 2007

Clodovil prefeito?

Por Giulio Sanmartini

Em 1959 em uma eleição para a Câmara Municipal de São Paulo em que concorriam 540 candidatos , algum gaiato lançou como candidato um rinoceronte recém nascido no zoológico paulista chamado CACARECO! (foto)
Na época o voto não era eletrônico, era em cédulas de papel e o eleitor podia escrever o que quisesse e CACARECO teve mais de 100.000 votos!
Obviamente, como um rinoceronte não podia ser vereador os votos foram anulados, uma lástima porque historicamente, no Brasil, criaturas menos inteligentes que um rinoceronte têm sido eleitas para cargos muito mais importantes do que um vereador!
Os analistas criaram a expressão voto CACARECO para designar o voto de "protesto" dos eleitores! neologismo que parmaneceu.
Carlos Chagas escreve sobre as eleições municipais paulistanas:
“Dificilmente o partido que a encomendou autorizará a divulgação de recente pesquisa efetuada a respeito da Prefeitura de São Paulo. Porque na espontânea, sem a indicação de nomes, deu Clodovil Hernandez na cabeça. Com todo o respeito aos pronunciamentos populares e, mais ainda, ao parlamentar, importa prospectar o porquê desse resultado, e a resposta só pode ser uma: o descrédito dos eleitores nos chamados políticos ortodoxos.
Clodovil surge como um símbolo do repúdio e do protesto, como já terá sido ao eleger-se deputado federal com mais de 500 mil votos. Quanto a imaginar o que faria na prefeitura paulistana, é tema em aberto. Pode ser tudo, até iniciativas de ampla repercussão junto aos desempregados.”
Pois é na cidade de São Paulo talvez “elejam” um novo CACARECO, só que este tomará posse.

Nenhum comentário: