16 de out. de 2007

CNT/Sensus: serviu a quem?

Por Chico Bruno

Nesta segunda-feira foi divulgada a 90º Pesquisa CNT/Sensus. A sigla CNT quer dizer Confederação Nacional dos Transportes, ela é presidida pelo mineiro Clésio Andrade, ex-vice governador de Minas Gerais até 2006. Na campanha à reeleição de Aécio Neves foi preterido por Antonio Anastásia, pelo seu envolvimento como o tucanoduto de 1998.
A pesquisa em tela tenta dar partida à distante eleição presidencial de 2010. Todo mundo sabe, que até lá muita água vai correr por debaixo das pontes políticas. Portanto, ela flagra um momento muito antecipado, o que serve apenas para gerar um noticiário especulativo na imprensa. Não tem outra valia.
Mas apesar da falta de muita valia, a pesquisa deixou muita gente com a pulga atrás da orelha, pois estimulou uma pergunta com 22 possíveis candidatos de forma avulsa. Geralmente isso é feito de forma espontânea. Por que cargas d’água o Sensus agiu assim, listando tanta gente, para em seguida reduzir as duas listas seguintes para três nomes. Veja a íntegra do relatório síntese da pesquisa CNT/Sensus aqui.
Os três nomes da lista 2 são o tucano Aécio Neves, o socialista Ciro Gomes e a petista Dilma Rousseff. O governador mineiro fica com 20,5% e perde para Ciro Gomes com 28,3%. Dilma Rousseff fica na lanterna com 5,4%. Nenhum/branco/nulo 30,5% e Não sei/não respondeu 15,5%.
Na lista 3 José Serra substitui Aécio Neves e ganha de Ciro. Serra tem 30%, Ciro 22,8% e Dilma 5,7%. Nenhum/branco/nulo 28,1% e não sei/não respondeu 13,5%.
Ao comparar as listas, fica a sensação de que existiram segundas intenções. No cenário com 22 nomes havia o nome da ex-senadora Heloísa Helena, que recebeu 6,1% das intenções de votos, mas que foi excluído dos cenários seguintes, quando não deveria, pois é uma candidata que se opõe ao tucanato, a Lula e a Ciro, pois para o Psol, seu partido, todos são moedas de uma mesma face.
Mais estranho, ainda, é a escolha do nome da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para representar o PT em ambas às listas.
Essa atitude da CNT/Sensus levanta muitas suspeitas em relação aos objetivos destas avaliações. Leva também a várias ilações. A oposição elegerá o próximo presidente se marchar unida sem nenhuma deserção? Lula terá dois candidatos para forçar um segundo turno?
Os responsáveis pela pesquisa CNT/Sensus precisam explicar melhor as razões que os levaram a formular as três perguntas sobre a sucessão presidencial de 2010, dessa forma inusitada.

2 comentários:

ma gu disse...

Alô, Adriana.

Aécio tem boas relações com o sr. DaSilva. Como você costuma dizer: Aí tem...

Anônimo disse...

A CNT está gastando dinheiro é do pessoal que trabalha na área de transporte para bajular o Lula.Tem que acabar com esses Sindicatos e Confederações bancadas pelos trabalhadores......