7 de out. de 2007

A gênese de um paradigma

Por Ralph J. Hofmann

Apenas duas coisas são infinitas. O Universo e a estupidez, e ainda tenho minhas dúvidas quanto ao universo Albert Einstein

Circula na net um powerpoint descrevendo um experimento. Cinco macacos são encerrados numa sala. No meio da sala é colocada uma escada e no último degrau desta um cacho de bananas. Cada vez que um macaco sobe a escada os outros cinco levam um banjo de água gelada. Como conseqüência, cada vez que um dos macacos começa a subir a escada os outros o espancam. Dentro de algum tempo nenhum macaco se atreve a subir a escada.
Neste ponto começam a trocar os macacos. Um por vez. A cada novo macaco que chega e tenta subir a escada e pegar as bananas ocorre novo espancamento. Com o tempo nenhum dos macacos originais está no recinto, mas ninguém sobe na escada.
Se perguntarem aos macacos: - Por quê? – dirão – Não sei, sempre foi assim por aqui.
Assim está se tornando nossa política. De certa maneira as artes da traição e da imoralidade já se tornaram um caso de paradigmas.
Que vantagem a longo prazo levam os políticos do senado e da câmara? Ideais? Duvido? Sendo o saco de gato que são não acredito mais nos ideais senão de alguns líderes do PT, e estes têm ideais ligados ao amor ao poder, não princípios.
Por que uma massa de senadores teria apoiado um óbvio crápula como Renan. Por dinheiro? Para se perpetuarem na boquinha?
Acho que tem muito mais a ver com a incorporação de um paradigma que nunca é disputado. Que tudo se pode. Que um Jarbas Vasconcelos ou um Simon estão de passo errado. Estão querendo fazer o que não se faz mais há tanto tempo que se tornou quase criminoso fazer diferente. O crime não é mais ser safado. O crime é colocar a boca no trombone. Não é costume colocar a boca no trombone.
E por que a votação do PT nas últimas eleições. Outro paradigma. Esquerda é leal, heróica, aguerrida. A direita é corrupta, malvada, etc. Fidel Castro is good. Huguito is good. Evo is good. Thatcher bad. John Major bad. Reagan BAD, Bush-pai BAD.
Agora aparece um Sarkozy; Direita com um discurso de direita. Mas fala com uma racionalidade contundente. E é francês. E francês aqui na América do Sul normalmente é “bon”. Francês não é americano nem inglês. Charles de Gaulle, Edith Piaf, Torre Eiffel, “belle époque”, bastilha, Liberté, Egalité , Fraternité. Quebra de paradigma.
E agora José?

2 comentários:

ma gu disse...

Alô, Ralph.

Se o Sarkozy mantiver a palavra, pelo que disse num dos últimos discursos, pode ser que as coisas não estejam tão perdidas assim: "Primeiro os deveres, depois os direitos".
Bem ao contrário da nossa Constituição Cidadã (?), não acha?

Anônimo disse...

Nome:SEGREDO DE ESTADO
Site:INFORMATIVO SOBRE A FILHA

Comentário:
Olá amigos, li na semana passada que a filha do Lula tinha estudado em Paris e pensei em descobrir que história era esta. A resposta está aqui e vejam que interessante; Vale saber um pouco mais sobre os que rodeiam o poder no Brasil. Segredo de Estado: A FILHA DO LULA FICOU HOSPEDADA NA RESIDÊNCIA DE ANA ALMEIDA EM PARIS POR DOIS ANOS. PARA QUEM NÃO SABE VOU EXPLICAR QUEM É ANA ALMEIDA. ANA ALMEIDA, FILHA DE UMA FAMÍLIA MUITO RICA , O PAI ERA DONO DA EMPREITEIRA ANDRADE GUTIERREZ, ANA ALMEIDA NAS SUAS IDAS E VINDAS DE PARIS, CONHECEU UM CIDADÃO DE NOME FELIPE BELIZÁRIO WERMUS, {VULGO LUIS FAVRE} E SE CASOU COM ELE. Sim,atual marido da Marta Suplicy. Aquele exercia função de assessoria ao Gushiken no Planato é um dos relações internacionais do PT. Felipe Belizário é, POR SUA VEZ, IRMÃO de JORGE ALTAMIRA, LÍDER TROTIKISTA ARGENTINo FOI DIRIGENTE DO MIR E DA FACÇÃO ARGENTINA DE ESQUERDA PERONISTA QUE ENTROU PARA LUTA ARMADA INTERNACIONAL e QUE PRATICOU SEQÜESTRO EM DIVERSOS PAISES DA AMÉRICA LATINA, INCLUSIVE NO BRASIL . O VERDADEIRO NOME DE JORGE ALTAMIRA É JOSE SAUL WERMUS, CANDIDATO A PRESIDENTE DA ARGENTINA PELO PARTIDO OBREIRO. O DINHEIRO QUE ALIMENTOU A CAMPANHA DE LULA, TAMBÉM ALIMENTOU A CAMPANHA DO PARTIDO OBREIRO NA ARGENTINA DE JORGE ALTAMIRA. É, como se nota, uma quadrilha internacional, muito bem organizada! E daí, fica tudo por isso mesmo?

extraído de comentários no RA