13 de out. de 2007

Nossos socialistas neoliberais

Sou a favor das privatizações, mas é engraçado, para não dizer triste, a forma que os petistas encontraram para privatizar as rodovias.
Desprezaram tanto o modelo neoliberal, mas como “socialista” o PT está indo muito bem nas privatizações de rodovias. Privatizaram as estradas, mas o dinheiro dos investimentos sairá dos contribuintes. Texto abaixo mostra que o dinheiro deverá sair do BNDES.
Falaram tanto das privatizações da era FHC, e olhe o que eles fazem: entregam o patrimônio a estrangeiros, dão dinheiro para a manutenção e ainda se vangloriam de que o pedágio será mais barato.


BNDES pode financiar até 70% dos gastos da OHL nos trechos arrematados
JANAINA LAGE da Folha de S.Paulo
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) poderá financiar até 70% dos investimentos da OHL em manutenção e conservação dos cinco trechos de rodovias arrematados em leilão.
Com base em dados da Ativa Corretora e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o montante a ser aplicado durante a concessão prevista para 25 anos chega a R$ 16,797 bilhões. O BNDES pode financiar até R$ 11,758 bilhões.
Carta do diretor de Infra-Estrutura e Insumos Básicos, Wagner Bittencourt de Oliveira, no site da ANTT, informa as condições de financiamento para o vencedor do leilão. Segundo Carlos Serman, superintendente de Exploração da Infra-Estrutura da ANTT, o documento foi publicado quando o governo determinou que a taxa interna de retorno do leilão seria de 8,95%, de acordo com trabalho realizado do BNDES e do Ministério da Fazenda.
"Cada contrato de concessão tem um mínimo de investimento que está relacionado com o que ela vai ter de investir ao longo do período de concessão", explica Mônica Araújo, da Ativa Corretora. Segundo ela, o setor de concessões rodoviárias após esse leilão se consolida como opção de investimento e mostra como pode ser a agressividade nos próximos.
A OHL não entrou com um pedido formal de financiamento, mas houve conversas com representantes do BNDES.
Marco Aurélio Barbosa, da Coinvalores, diz que a OHL deve buscar formas de capitalização, como emissão de ações.

9 comentários:

Anônimo disse...

Oi Adriana,
Tenho outro ponto de vista.
O ideal é que as rodovias fossem maravilhosas e sem pedágios. Porém a realidade é outra, mas para nós, usuários, essas concessões (não foram privatizadas) são,sem dúvida nenhuma, muito melhor por causa do preço mesmo. Porque vou pagar 7,80 (Dutra) se posso pagar 0,99 (Fernão Dias)?
Notei um antagonismo no seu comentário. Segundo a teoria da privatização, é muito melhor o pedágio barato do que receber uma parte para engordar os cofres e gastança do governo. Sou a favor disso.
Todos nós sabemos que as estradas são arrumadas e depois passadas à iniciativa privada. Em São Paulo também foi assim.
O TCU (Tribunal de Contas da União) determinou que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) faça uma análise sobre os pedágios cobrados nas rodovias federais privatizadas no governo FHC, que sofreram aumentos de até 204% acima da inflação.
abs

Adriana disse...

Olá Ampaix. Você tem razão, é óbvio que foram concessões. Já era 1:00 hora e eu já estava dormindo na frente do computador ... hehehe.
O que tentei colocar no comentário é que "nossos socialistas" estão admitindo a incapacidade do estado em gerir o seu patrimônio.
Observe, a empresa venceu, mas irá cobrar pedágio apenas para administrar as rodovias, já que o financiamento poderá vir do BNDES.
É um contra-senso e tanto depois de tantos anos de discursos contra o modelo "neoliberal".

Anônimo disse...

Agora realmente sabendo como serão estas privatizações, não posso deixar de comentá-las. Até já estou vendo nos programas gratuitos do PT, na televisão: "os pedágios mais baixos nas rodovias privatizadas pelo PT". Só que a maioria da população não sabe que sairão do BNDES os investimentos. Pois, é mais uma enganação (ou engana-nação) deste governo!

jagat disse...

Adriana, esse assunto deve ser visto não só pelo lado do quanto se paga mas também pelo lado de quem paga.
Do ponto de vista do quanto se paga, o pedágio cobrado é um preço e preços são formados por custo e margem de lucro. Os diferentes formatos nas privatizações,a do PSDB com base no maior preço pago, e a do PT, com base no menor pedágio a cobrar, impede a comparação entre os valores dos pedágios pois o valor pago na privatização do PSDB é um investimento cujo retorno representa uma parcela de custo que não existe na privatização do PT. A questão é que isso é complexo demais para ser compreendido pelo eleitor petista. Ao PSDB restaria tentar explicar isso dizendo que enquanto no seu governo a rodovia foi "vendida", no governo do PT a rodovia foi "dada". Obviamente aquele que "compra" a rodovia tem que cobrar mais do que aquela que "ganha" a rodovia "de grátis".
Já do ponto de vista de quem paga é preciso reconhecer que o PT "presenteou" os que têm carro. A maior parte dos recursos usados na construção da rodovia vieram dos quase 50% tributados sobre o consumo dos despossuídos.Então a história real da privatização petista pode ser contada assim: o povão entra com 80% do custo da construção da rodovia e o PT entrega a rodovia em troca do baixo pedágio a ser cobrado da elite. Onde está a vantagem do povão que elege? O maior beneficio é do proprietário do automóvel que usa a rodovia. Depois, numa escala menor, o usuário do ônibus. Depois numa escala ainda menor, o consumidor de mercadorias transportadas com frete menor devido ao pedágio menor. E para a grande massa que bancou com seus impostos a construção da rodovia, nada. Esse último aspecto parece mais fácil de ser explicado.Esse é o PT. Faz hoje tudo o que ontem condenava. Se o PSDB for competente o aparente golaço da Dilma pode virar um gol contra.

Anônimo disse...

Oi Adriana,
obrigado pela resposta (morram de inveja, hehe). Temos a mesma opinião nessa questão e algumas divergências na explicação.
Sinceramente acho que o sistema de concessão que favorece o usuário muito melhor.
Vou tentar mais uma vez uma comunicação de alto nível com o Sr. Jayme.
Achei interessante sua colocação referente a concessão, não concordo que a rodovia foi "dada", pq depois de certo tempo retorna ao estado.
Vamos lá, tudo que o sr. disse em relação a rodovia, coloque em relação à Vale do Rio Doce. É onde quis chegar na ocasião da discussão sobre a privatização e não levei o assunto adiante.
Um abraço e continuemos esse debate no nível que esse site se propõe.

jagat disse...

Adriana, minha pretensão não vai além de ser claro nas minhas intervenções. Assim, declaro estar totalmente de acordo com o Ampaix no sentido de que "o sistema de concessão que favorece o usuário" é muito melhor...para o usuário. Ocorre que a rodovia foi custeada por contribuintes que hoje são usuários e não usuarios.Para o não usuário melhor seria o formato usado pelo PSDB. Isso é inquestionável. Também concordo com o Ampaix que a rodovia não foi "dada". Quando assim me expressei estava sugerindo um discurso ao PSDB quando os dois modelos fossem comparados no palanque. Para pessoas do nível do Ampaix eu digo que a rodovia foi cedida sem o ônus do pagamento contra a entrega. Por derradeiro, nunca me considero discutindo aqui. Me agrada mais a idéia de que estamos empilhando argumentos na construção de consensos.

Cassio disse...

Imaginem se o PSDB tivesse "dado" as rodovias, como o Jayme disse. Seria um tal de CUT e MST tentando impedir o negócio. Os tempos são outros, e o PSDB não poderia fazer o negócio que o PT fez, afinal o PT não deixaria. O discurso seria que o PSDB era entreguista.

Anônimo disse...

Oi Jayme e Cássio,
eu sei como funcionam os dois sistemas de concessão. Minha opnião é que se por um lado favorece os donos de carro (PT), por outro diminui o custo do transporte coletivo e mercadorias.
O sistema tucano gera receitas para o governo, mas pesa no bolso de todo mundo num efeito cascata.
Agora, esse Lula é iluminado mesmo, eu estava achando que esse leilão nos moldes que foram feitos não ia dar certo de jeito nenhum. Pensei que só apareceriam aquelas firmas de fachada e depois contratariam uma construtora para fazer a obra. Mas quem ganhou foram grandes grupos internacionais.
E vai tentar explicar pro povão que o pedágio do Lula custa 99 centavos e o do Serra custa 11 reais. Percentualmente chega a 1111,1111%.
abs

jagat disse...

Adriana, o estilo PT na administração pública merece um estudo menos apaixonado. Como o objetivo não é a nação, mas o poder, em suas ações o futuro não vai além das próximas eleições. Pela mesma razão, suas ações privilegiam a forma e não o conteúdo. Governam através de "bolsas" , mesmo quando as medidas não levem esse rótulo. Como exemplo, ao lado do Bolsa-Familia,temos o Bolsa-Pivete, anunciado recentemente com outro nome, mas com o mesmo conteúdo. A recente privatização não passa de mais uma bolsa, o Bolsa-Pedágio, visando contentar a classe média e produzir munição eleitoral no quesito competência gerencial. Avaliar essas medidas apenas pela comparação de preços, como faz hoje o Hélio Gaspari, é tão perigoso quanto defender a compra de CD's piratas.O argumento é o mesmo: por que vou pagar dez se posso comprar por dois? Mas quero estar errado.Meu sonho é descobrir que na administração petista existe inteligência, preparo e integridade. Ainda não encontrei vestígios disso mas sigo procurando.