8 de out. de 2007

Para o leitor Magu

Pela manhã publiquei uma nota contando que a Câmara Municipal de Cuiabá estava realizando um protesto contra a má qualidade do ar na capital e o descaso do governo estadual que, em plena temporada de seca, autorizou queimadas.
O leitor do blog, Magu, pediu uma foto da manifestação, como não estou em Cuiabá, peguei a matéria de Luana Braga publicada no site pnb:

Vereadores de Cuiabá protestam contra descaso público em relação as queimadas

Vereadores de Cuiabá realizaram, na manhã desta segunda-feira (08/10) na Praça Alencastro - centro da cidade, um protesto contra o descaso do poder público em relação as queimadas. O objetivo foi chamar a atenção para a falta de ações do poder público para conter o problema.
Durante o protesto, o vereador Luiz Poção questionou o fato do governador Blairo Maggi ter liberado as queimadas de 25 a 30 de setembro,mesmo não estando previstas chuvas em abundância neste período. “A medida foi catastrófica para a saúde da população. O ar que o trabalhador respira é o mesmo que o do governador”, destacou o parlamentar.
O ato foi mobilizado pela vereadora do PT Enelinda Scala (foto) e contou com o apoio dos vereadores Domingos Sávio (PMDB), Luiz Poção (PP) e da presidente Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) de Cuiabá, Helena Maria Bertolo.
Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) de Cuiabá, Helena Maria Bertolo, os grandes latifundiários são os principais responsáveis para a situação chegar neste nível. “As unidades de saúde estão cheias de pessoas com problemas respiratórios, principalmente idosos e crianças, mas nada tem sido feito”, criticou Helena.
De acordo com a vereadora Enelinda, “nunca na história da capital mato-grossense foi registrados índices tão alarmantes da qualidade do ar. Não adianta alegar que o problema das queimadas é a falta de chuva. A ação humana, ou falta dela, são as principais responsável pelo quadro desolador que estamos vivendo”, destacou a Enelinda, questionando “Qual foi a atuação dos órgãos competentes? Como foram usados os recursos disponíveis para tanto?”, indagou.
Os vereadores explicaram que convocaram o secretário de Meio Ambiente de Cuiabá, Éden Capistrano, que também é vereador, para prestar esclarecimentos sobre as ações da prefeitura de Cuiabá em relação as queimadas, mas o secretário não compareceu. Os vereadores disseram que ele será convocado novamente esta semana.

2 comentários:

ma gu disse...

Alô, Adriana.

Parece que tinha bem menos gente que no protesto da vaia ao molusco.

Adriana disse...

Pois não é?!?!? hehehehehe