8 de out. de 2007

Regime saudável?

Por Ralph J. Hofmann

Algum tempo atrás circulou na net um artigo de Luiz Fernando Veríssimo sobre o tempo que demandaria se cada dia seguíssemos todos os preceitos para a boda saúde, inclusive a quantidade de mastigações de cada bocado que consumimos. Parece-me que chegou a mais de 29 horas por dia.
Decidi incorporar alguns desses hábitos. Comecei decidindo adotar a dieta de altas proteínas. Aderi pela simplicidade a 250 gr. de carne mal passada acompanhada de um naco de queijo de boa qualidade em cada uma das três refeições. Entre refeições um copo de leite desnatado com café gelado.
Aí me alegavam que faltavam fibras. Passei a comer farinha de mandioca junto. Aí me alegaram que tomate era necessário para evitar câncer. Aí me alegaram que eu precisava comer frutas e legumes de cor vermelha ou laranja pela vitamina A, e assim por diante.
Enfim acabei recebendo tantos conselhos que fiquei absolutamente desnorteado.
Quero aqui compartilhar algumas de minhas perplexidades com os leitores.
Se não podemos comer carne vermelha mais de duas vezes por semana, a carne de porco ou de cordeiro pode ser considerada carne branca? Vitela é carne branca ou vermelha? Atum. Atum é peixe. Mas é carne vermelha ou branca?
Devemos comer quatro frutas ao dia. Precisam ser quatro frutas diferentes? Precisam ser comidas de seis em seis horas aproximadamente (4x6=24 horas)? Realmente precisamos acordar no meio da noite para come-las?
Devemos comer fibras. Cita-se sempre a aveia. E se pegarmos duas bananas, duas maçãs e duas colheres de aveia, juntarmos tudo numa salada e comermos no café da manhã talvez com suco de maçã por cima, fica valendo por três frutas e a aveia? Se colocarmos uma cereja em cima fica valendo como quatro frutas?
Um bom camembert ou um gorgonzola são feitos a partir de muitos litros de leite para gerar algo como um quilo de queijo. Esses queijos são brancos. Dizem que não podemos comer queijos amarelos. Portanto suponho que provolone fica de fora, mas esses dois queijos devem ser considerados brancos?
E finalmente, há uma série de frutos do mar, como mariscos, ostras e camarões que estão no index das iguarias proibidas. Considerando a época e o lugar, que são o início do século vinte e um no Brazil (grafia anterior ao século 20, que nos leva ao pau-brazil), a pergunta que não quer calar, considerando o duplo sentido da palavra regime, é:
Podemos comer lula?

5 comentários:

Anônimo disse...

Hoffman,

Se vc comer tudo isso vc vai virar uma bola. Se comer lula vc morre envenenado!!!

ma gu disse...

Alô, Ralph

Depois que o molusco assumiu, deixei de comer o molusco, para que não me lembrasse o molusco na hora da refeição e o molusco me fizesse mal, como a simples lembrança do molusco já faz. Voltarei a comer o molusco quando o molusco deixar a cena.
Ficou muito complicado?

Ralph J. Hofmann disse...

Mas uma vez comido o molusco vai mostrar a cara em Garanhuns e no ABC como?

Va ter de se mudar pra San Francisco (aquela na California(.

Anônimo disse...

O verdadeiro lugar de lula é no mar ou numa caldeirada(no litoral é um prato muito apreciado, vários frutos do mar com arroz bem temperado).

tunico disse...

Ralph, a melhor dieta é aquela que meu velho avô me ensinou. Coma de tudo, mas sempre com moderação. Misture na refeição proteína, carbo-hidratos, vitaminas e sais minerais(exemplo típico desta dieta é o velho e bom feijão com arroz, um bife ou frango, uma salada de folhas com tomate).

Concordando com os colegas comentaristas, frutos do mar são ótimos mas não todo dia por conta do ácido úrico. Lula hoje, nem pensar pois está me dando urticária.Lagosta e camarão também, pois me lembram o PT.Têm merda na cabeça e vivem nas costas do Brasil. Só depois de 2010.