29 de nov. de 2007

Um copo meio cheio, pode estar meio vazio

Lula não perde uma oportunidade de comemorar qualquer coisas que pareça ter sido boa e feita durante seu governo. Foi o que aconteceu agora com a divulgação do relatório Desenvolvimento Humano 2007-2008, apresentado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), onde o Brasil entrou em último lugar no grupo dos paises menos ruins.
Todavia o economista Flávio Comin, assessor especial para Desenvolvimento Humano da ONU e um dos autores do relatório divulgado pelo Pnud, diz que é preciso ter cautela ao avaliar a nova classificação do Brasil entre os países de alto desenvolvimento humano.
- É a questão do copo meio cheio ou meio vazio. Para mim, o copo está meio vazio - diz Comin. Totalmente vazios estão os pratos de Márcia, 21 anos, e Angélica, 17. Todas as noites, elas saem do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão, e da Favela Nelson Mandela, em Manguinhos, para pegar sobras de alimentos, muitos vencidos, num supermercado de Copacabana.
Por volta das 21h30, as duas foram encontradas catando qualquer coisa que pudesse ser aproveitada numa montanha de sacos de lixo na esquina da Avenida Prado Júnior com Rua Ministro Viveiros de Castro. Em meio a baratas e um mau cheiro insuportável, as amigas rasgavam os plásticos com pressa. Ao lado, brincando na imundície, os filhos de Márcia - Kauã, 3 anos, e Kauê, 1 ano e 4 meses.
- Se a gente não fizer isso não come, moço - diz Márcia, incrivelmente maquiada e com uma roupa que em nada sugeria indigência.

Leia a matéria de Marcelo Migliaccio no Jornal do Brasil online

3 comentários:

Anônimo disse...

É pé frio desde o início do primeiro mandato. Perdemos a Copa do Mundo no Governo Lulla, ganhamos duas Copas do Mundo no Governo FHC.
Nos 12 anos antes do desgoverno lulla, o Brasil ultrapassou 14 países no índice IDH. Em apenas 2 anos (2003 a 2005, dados disponíveis até agora) o Brasil perdeu 7 posições no 'ranking' do IDH mundial. Pior governo desde os tempos do Sarney, seu aliado. E não é só pé frio não: é corrupção, no curingão e no Brasilsão.

Anônimo disse...

Será que esses dados do PNUD foram compilados pelos técnicos do IBGE?
É de se duvidar, pois já temos conhecimentos das "matemágicas" deste instituto.

ma gu disse...

Alô, Giulio.

A notícia do fato e sua posterior análise está correta. Mas o problema é mais em baixo. As pessoas que não tem o que comer continuam tendo filhos, que também não terão o que comer. Além das falhas de gestão do governo, e aqui não se pode atacar só o que está no poder, enquanto não se tiver uma política de planejamento familiar como pedra de toque do governo, enfiando quase a fórceps o conceito na cabeça do povo, de uma maneira absolutamente séria, para que consigam contrapor, pelo menos, à posição das religiões e de uma forma que consigam pensar nos prós e contras em ter prole, a situação não vai mudar.