19 de jan. de 2008

Brasil, um país de tolos!

Por André Michells - jornalista, assessor de imprensa do Detran-MT e apresentador do Programa VIP/TV Record

Ouço desde pequeno, e lá se vão quase 40 anos, que o Brasil é o país do futuro. Mas por que o futuro chegou e o Brasil está no passado, seria mero acaso? Creio que não! Ainda convivemos com voto de cabresto, fisiologismo e o populismo de políticos travestidos de comunicadores. Quer coisas mais retrógradas? O título, uma sátira ao slogan do Governo Lula, vai desagradar a muita gente, mas a idéia não é agradar mesmo e sim, levar à reflexão: será este um País de Todos ou de tolos?
O relatório da ONU que colocou o Brasil entre as nações de elevado IDH, também mostra que somos um dos sete países com maior desigualdade social. Ficamos atrás de países menores, de menor PIB, população e de recursos naturais, como Chile, Argentina e Uruguai. Dá pra engolir?
Evo Morales pintou e bordou nas barbas do “império brasileiro”, tomando as refinarias Petrobrás. O que aconteceu com ele? Nada! Afagaram (confesso que preferiria afogaram) aquele índio maluco e disseram que o Brasil deveria ajudar los hermanos. E o que aconteceu conosco? Desabastecimento de gás e aumento de preços. Santa Burrice!
E o nosso exército, tão carente de recursos por aqui, está no Haiti fazendo o que poderia fazer nas favelas por aqui, mas não o faz por ser inconstitucional. Ora, a quem interessa que seja assim? Por que não se muda a constituição como fizeram na manobra da reeleição de FHC? Enquanto isso, chuva de balas nas grandes cidades, num festival macabro de Cosme e Damião.
Enquanto a caravana passa, políticos cassados e os com mandato, também, ladram (com o perdão do trocadilho) e desafiam o TRE. Outros usam as tribunas como se estivessem num auditório, ou melhor, num picadeiro, onde os palhaços (eu e você) ficam do lado de fora. Bolsa Escola daqui, Bolsa Família dali e o que temos? Uma compra de votos escancarada. Programas assim ajudam, é verdade, mas no longo prazo geram um bando de desocupados e inúteis para o país. Isso, claro, do ponto de vista produtivo, porque na hora da eleição é ótimo para alguns ter gente assim, não é?
E tome absurdos. A Polícia Federal prende “tubarões” e juízes mandam soltar. Parece que trabalham contra a sociedade. O cidadão compra passagem de avião e não sai do chão. Famílias vítimas da GOL e da TAM estão a ver navios (aviões nem pensar) e os pilotos do Legacy , estão em casa, na terra do Tio San, rindo de nossas caras.
Mas por que é assim se temos de tudo, como a maior reserva de água, o maior litoral, maior fauna, maior floresta tropical, maior área agricultável, petróleo, a 9ª economia do planeta, etanol, ouro, diamantes, indústria de ponta e boa tecnologia, inclusive nuclear? Simples: não sabemos usar isso!
Quer um exemplo? Tragam os japoneses para cá e mandem os brazucas pra lá. Dá pra imaginar o que aconteceria em 10 anos? Onde estaria este país e onde estaria o “pobre” Japão? Gente, o Brasil é um tigre, mas está na jaula; e tigre na jaula não é tigre, é anta! É preciso entender que a maior riqueza de um país não está debaixo da terra, mas acima dos pescoços do povo. Falácias como “Deus é Brasileiro” ou “somos um povo alegre”, não passam de piadas lá fora. O país só muda quando povo muda.
Mas se a vontade não for a de mudar, tudo bem, afinal ainda teremos coisas “sérias” pra discutir, que tal falar de Gugu, Faustão, paredão, carnaval, a bunda da Mônica Veloso, Banda Calypso, novelas...

Nenhum comentário: