10 de jan. de 2008

Capitalismo risco zero, gratidão!

Por Francisco marcos, cientista político.

A grande imprensa noticia hoje o negócio em que a Telemar(OI) poderá levar a Brasil Telecom. Isto deverá ser propiciado por uma grande engenharia financeira e legal. Hoje o negócio é proibido por lei, comenta-se que o presidente de plantão deve baixar um decreto permitindo a união de duas operadoras de telefonia. Legislação não é o meu forte, mas um decreto suplanta uma lei?.
A Telemar tem uma participação acionária por parte governamental de 44,9%( Bndes-par e fundos de pensão de empresas estatais. O Grupo La Fonte( Jereissati ), Andrade Gutierrez e GP Investimentos somam 30,825%. OI tornou-se mais famosa ao ficar sócia de um dos filhos do presidente, em um empreendimento de jogos televisivos. Uma das Andrade foi anfitriã em Paris da filha do presidente, por um longo tempo. Brasil Telecom tem no controle acionário o Citi e os fundos de pensão de estatais(principalmente Previ, Petros, Funcef e Telos).
Esta engenharia não será muito pacífica, em seus cálculos entram empréstimos bilionários aos grupos Jereissati e Andrade, mudança de lei, os concorrentes da Telemar. De tudo isso deduzimos que os maiores interessados no assunto vão mamar nas gloriosas tetas governamentais, investirão o que? Fica patente o capitalismo sem risco, o mercado está aí consolidado, o desenvolvimento de telecomunicações está a todo vapor, segundo os arautos da economia oficial, jamais em tempo alguma, a economia tupiniquim esteve tão sólida. O grau de investimento está chegando. O preço do alimento em alta é coisa para catastróficos. Capitalismo risco zero para rimar com fome zero, jamais houve tanta gratidão nesta nação.
“Gratidão é uma qualidade, reconhecimento por um benefício recebido”.

Nenhum comentário: