2 de jan. de 2008

China, Japão e Brasil

O notável crescimento da China e a recuperação da economia do Japão alimentaram esperanças de investimentos vultosos desses países no Brasil e em outros países latino-americanos. No caso brasileiro, as visitas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim e a Tóquio e a vinda ao Brasil do presidente chinês Hu Jintao e do então primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi reforçaram essas esperanças. Passados alguns anos, porém, o que se colhe é frustração.
Para onde foram os US$ 10 bilhões que os chineses investiriam na infra-estrutura brasileira e que foram anunciados pelos governos dos dois países como uma das principais conseqüências dos acordos assinados em Brasília durante a viagem do presidente Hu Jintao ao Brasil? Certamente não estão nas estradas, nos portos, no sistema de geração e transmissão de energia elétrica, nem em outras áreas da infra-estrutura brasileira que continuam carentes de investimentos.
Não foi apenas no Brasil que os investimentos chineses em infra-estrutura ficaram apenas nas promessas. Além do Brasil, o presidente chinês visitou diversos países latino-americanos em novembro de 2004 e, em todos, anunciou grandes investimentos e o crescimento do comércio com esses países.

Leia a matéria em O Estado de São Paulo

Nenhum comentário: