19 de jan. de 2008

E eles são indenizados!

Com o que os Deputado Federais gastam? Além do salário que não é nenhuma merreca, cada deputado federal tem direito a uma verba anual de R$ 180 mil. É a VERBA INDENIZATÓRIA.
Dicionário: INDENIZAÇÃO = Ação de indenizar, de ressarcir pessoa (familiares), empresa, governo etc. por danos, prejuízos ou acidentes; COMPENSAÇÃO; REPARAÇÃO; RESSARCIMENTO. (é como se o parlamentar estivesse sendo indenizado por trabalhar, mas está na lei)
Finalidade: Fica a critério de cada um aplicar da maneira que quiser, mas a verba é para custear comitês em seu estado de origem (aqueles assessores no interior do seu estado, nossa!, o que eu já vi jornalista que é assessor de deputado no interior de MT. Não sei no seu estado, mas aqui eu já vi muito), contratar comunicação, custear veículos e seus combustíveis, fazer viagens (OBS: estas tais viagens não são as passagens para deslocamento do seu estado de origem até Brasília. São viagens e ponto!), e assim por diante.

Justificativa:
custear atividades importantes para o exercício do mandato. O parlamentar apresenta as notas fiscais e é reembolsado. Infelizmente sei de parlamentares que superfaturam as notas que serão apresentadas na Câmara. “Isso é dinheiro em caixa”, explicou-me um, certa vez. Outra mina de mutretas é a tal da “consultoria".
Em 2007 saíram dos cofres públicos através dessa verba, R$ 80 milhões. Veja na tabela abaixo, como foi aplicado esse recurso:

Nenhum comentário: