30 de jan. de 2008

Nelson Jobim na "guerra"

O nosso ministro da Defesa, Nelson Jobim, viajou para França na última sexta-feira, acompanhado pelo Ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger e do Comandante da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, já estavam na Europa, aguardando o ministro a embaixadora do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Maria Edileuza Fontenelle, e o chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Marco Aurélio Garcia (o popular Top-top-top).
Como não havia nada programado para o fim de semana, todos eles, muito a contra-gosto, tiveram que passar um fim de semana em Paris, com agenda livre e o cartão corporativo no bolso. Que maçante!
Está lá na agenda do Ministro, que por sinal, não tinha nada previsto desde a quinta-feira a tarde, que precedeu a viagem .
Prosseguindo vê-se na agenda que a partir das 10:30hrs, da segunda-feira, começa uma agenda leve com quatro reuniões na própria embaixada brasileira, com duas audiências de apresentação de autoridades pela manhã e dois compromissos a tarde, começando às 15hrs.
A noite o ministro e comitiva jantou com o Presidente da EADS (European Aeronautic, Defence and Space Company), Louis Gallois, não se sabe se por conta deles, ou por nossa conta.
Só na terça-feira, a visita começa de verdade, e aí tomamos conhecimento, que a motivação principal da viagem, é o interesse brasileiro, na compra de um submarino diesel-elétrico da classe Scorpène, por US$ 600 milhões.
Na quarta-feira, Nelson Jobim, Mangabeira Unger e Marco Garcia e o Ministro da Marinha, vão a Toulon, inspecionar o tal submarino. Além do Ministro da Marinha, o que faz essa trupe inspecionando um submarino?
Será que Nelson Jobim, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, entende também de avião, aeroporto, sucuri e submarino?
Impressionante é que a aventura não para ai, eles estão partindo para a Rússia, vão ter agenda livre em Moscou, e tome cartão corporativo.

Toinho de Passira

Nenhum comentário: