4 de jan. de 2008

São salafrários mesmo

O ministro da Educação, Fernando Haddad, após reunião com Lula, informou que sete dos 40 programas do PDE (Programa de Desenvolvimento da Educação) estão garantidos. São eles: as expansões das universidades federais, das escolas técnicas e da universidade aberta; o programa de inclusão digital; caminhos da escola; ProInfância; e o Plano de Ação Articulada (PAA).

Comentário: Os programas de expansão das universidades federais, Escolas técnicas, Universidade aberta e programa de inclusão digital, são direcionados exclusivamente a jovens acima de 18 anos.
O tal de “Caminhos da escola” é para “apoio ao transporte escolar”, ou seja, destinado para compra de ônibus. Fornecedoras: Marcopolo, Comil, Caio.
O ProInfância é destinado a construção de creches e escolas de educação infantil. E o Plano de Ação Articulada (PAA) é basicamente a integração entre União, Estados e municípios, para realização de uma radiografia das necessidades de cada município.
Só idiota não percebe que a prioridade é eleitoreira. Um país que investe mais na expansão da educação superior (o investimento não é na qualidade, mas na quantidade de alunos) e pouco ou quase nada em educação infantil não é um governo bem intencionado. Está formando um grande e fiel curral eleitoral, formado por jovens que vão receber uma educação de baixa qualidade.
Este Lula pode ser inculto de aspecto grotesco, mas está conduzindo os investimentos exatamente para o único objetivo que tem na sua vida: compra de votos.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Educação de Jovens e Adultos -EJA- é outro ponto de estrangulamento eleitoreiro, pois é composto da única camada de alunos de ensino fundamental que votam. Você precisa ver o que significa isto nos municípios! Os coitados dos alunos são massa de manobra de Prefeitos e Secretários de Educação manipuladores. Fernando Haddad explicita seus planos, na questão de mecanismos de contenção de fraudes no censo escolar para 2008, mas reconhece que houve alunos-fantasma, principalmente em 2005. Onde foi parar o dinheiro dos municípios? Caímos nas medidas que nosso querido Presidente sancionou de que não haverá controle de gastos de Estados, municípios e Ongs. E caímos na outra sem-vergonhice que foi aumentar a grana do Bolsa Família para jovens de 16 e 17 anos. É a faixa etária que vota.
E com isso, se você for pesquisar, a maioria dos Secretários Municipais de Educação de nosso país vão ser candidatos a cargos eletivos em 2008. Com 25% do Orçamento dos municípios até eu me elejo... Mesmo porque muitos vão precisar de imunidade se, por acaso, as oposições tomarem o poder e abrirem a caixa preta principalmente do dinheiro da merenda. Merenda vira merda e ninguém controla. Nota fiscal é a coisa mais fácil de arranjar. E assim segue todo mundo contentinho, sem fazer oposição... os votos da juventude já estão garantidos.