18 de fev. de 2008

O governo usa o mesmo lado da toalha

Por Adriana Vandoni

Dias atrás fui convidada para participar de um ciclo de palestras de abertura do ano letivo em um colégio particular. Minha função era um bate papo sobre política e a influência dela no cotidiano de todos. A intenção da diretoria pedagógica da escola era reverter uma constatação feita pelos professores sobre os alunos daquela faixa etária. Eram adolescentes de 14, 15 e 16 anos que se disseram não ter interesse em fazer o título de eleitor enquanto a Lei não os abrigasse. Aos argumentos dos professores eles reagiam dizendo que nada mudaria, que a política é suja e os políticos só sabem roubar.
Fui, temerosa, confesso. Enfrentar uma platéia nessa faixa etária em que o senso crítico é mais afiado que faca de churrasqueiro, não é fácil. Foi um verdadeiro bombardeio de perguntas desafiadoras e desconfiadas. A certa altura o assunto enveredou para o uso dos cartões corporativos e fatalmente chegou ao reitor da UnB, aquele que comprou uma lixeira de mil reais pra seu apartamento com o dinheiro destinado à pesquisa científica. Todos sabiam, apesar de não entenderem bem o mecanismo dos cartões corporativos, que o reitor tinha decorado sua casa com dinheiro público.
- Mas, tipo, como é que a pessoa sabe o que pode ou não comprar com o cartão?
- Bem, além das exigências legais, só podemos contar com o bom senso e o escrúpulo do detentor do cartão. O reitor, por exemplo, não teve um pingo de escrúpulos ao decorar sua casa com um dinheiro que é nosso.
Nessa hora a vaca foi pro brejo. Uma garota vira pra mim e diz:
- O que é ter escrúpulo? Como saber quanto de escrúpulo tem uma pessoa?
Ai, meu santinho!, pensei, como vou explicar e mensurar o escrúpulo?!?
Daí eu contei uma historinha. Quando eu era bem pequena, tinha uma amiga que marcava o lado da toalha que usava após o banho. Sabe por que ela fazia isso? Para não correr o risco de enxugar o rosto com o mesmo lado em que enxugou a bunda.
Isso é ter escrúpulo. Ninguém sabia que ela não enxugava o rosto com o mesmo lado da toalha, mas ela sabia e se por distração acontecia de ela enxugar o rosto com o mesmo lado em que enxugou a bunda, ou ela tomava outro banho, ou sentia-se mal, ficava constrangida, como se todos estivessem percebendo que ela tinha usado o mesmo lado da toalha.
Escrúpulo é isso, ninguém sabe, ninguém vê, mas a pessoa que tem, sabe. É uma inquietação da consciência quanto à forma de agir, e agir corretamente mesmo que a lei não lhe imponha.
- Então você está querendo dizer que o reitor enxugou o rosto com o mesmo lado da toalha com que enxugou a bunda?, concluiu a aluna.
- Sim. Acertou na mosca. E ainda acrescento que ele só não. A impressão que tenho é que este governo todo está usando o lado da bunda pra enxugar o rosto e nem fica constrangido.

12 comentários:

Anônimo disse...

Engano teu Adriana.
Eles estão nos oferecendo apenas o lado da bunda para nós e usando o lado limpo para eles.
Deve existir algo de afrodisíaco no lado que limparam a bunda, pois continuamos prestigiando os detentores das toalhas.

Anônimo disse...

Pavlov explica!
Cachorro mordido por cobra tem medo de lingüiça; cães eram punidos com ovo quente na boca para perder o "vício".Pavlov na teoria do reflexo condicionado sugere essa ação reação.
O adolescente ao ver o faxineiro do aeroporto devolver uma carteira recheada de dólares,e no mesmo noticiário ver malas de dinheiro embarcando clandestinamente num avião escoltado por um bispo deputado.
De tanto ver triunfar as nulidades... De tanto ver as overdoses de picaretagem,trambicagem, desmentidos,traficantes arbitrando questões nos morros e dando emprego a crianças(tráfico),bala perdida,fraudes de todas as modalidades, falsificação de remédio para câncer, político enriquecer da noite para o dia, gastar 5 milhões na campanha para se eleger e no cargo vai trabalhar para o financiador.
Assiste estarrecido o desfile do novo Exercito de Brancaleone com seus surrealistas fanfarrões, aleijados morais,apóstatas, fariseus,hipócritas, enganadores,degenerados,falsos profetas e mais escórias inomináveis desfilam suas horríveis chagas.
Eles perderam a fé!
Nós estamos perdendo também e me acode um pensamento para terminar.O Barão do Rio Branco, no leito de morte,pronuncia sua última frase,"Tende a certeza que falarei perante a Deus o que afirmei diante de vós".
Por que Diógenes andava em Atenas de dia com uma lanterna acesa procurando um homem de honra?

PapoLivre disse...

Parabéns Adriana, aplicaste o papo fácil, e não as platitudes da maioria dos políticos, que falam e não dizem. Mais destes papos devem ser dedicados aos jovens. Desestimulados continuarão ausente do debate, aí os miquinhoa amestrado do PCdoB, PSOL e PSTU continuarão se perpetuando nas entidades estudantis. Mamando na teta do governo, aliás nosso dinheiro. Sem contar com a grana das tão badaladas carteirinhas de estudante.

Anônimo disse...

Que mediocridade da escola em te convidar e mais mediocre ainda e seu texto e seu exemplos.
Mas fazer o que não é mesmo?
Pelo próprio entendimento que a aluna teve, percebe-se que trata-se de uma escola mediocre.
Lamentável.

Anônimo disse...

Neste episódio do reitor da UnB, os coitados dos professores, além do salário defasado, ainda compravam giz, apagador e outros materiais escolar, com seus recursos. Não é um país de contrastes? Ou será de imbecilidades e imbecís?

Adriana disse...

Anônimo, posso até ser medíocre, meu texto pode ser medíocre, a explicação tbm, mas assino o q escrevo. Isso nos difere, portanto, c@#% e ando para sua opinião. hahahahahahahaha

Anônimo disse...

O anônimo chegou mordendo, como dizia Jack o estripador, vamos por parte:
1)-Língua,medíocre significa médio.
2)-Cérebro,os medianamente desenvolvidos e anônimos, podem num processo de lobotomia,regredidos nas faculdades mentais viver em permanente estado de "homo imbecilicus".
3)Membros,quando devidamente amputados,perde a condição de bípede e vai viver como um anuro estropiado.
Se você veio procurar inimizade,o lugar é errado,se veio buscar lã vai sair "medianamente"tosquiado ou mediocremente possuído no sentido bíblico da palavra.

Adriana disse...

Valeu Marreta!!!!! rssssssssssssssssssssssssssssssss

Anônimo disse...

De manhã tentei colocar um comentário e não tinha percebido ainda que sua historinha era "medíocre" (hehe), mas a internet caiu no meio. Bem, vou tentar colocar. Graças à sua historinha, pude analisar como os alunos percebem que estão do lado da bunda. Por isso, é difícil dar aula, hoje, pois as escolas também estão: suas verbas são roubadas com notas fiscais frias, a serviço de seus gestores tanto de algumas escolas mesmo, como de algumas Diretorias Regionais, quanto do Estado. Há licitações fraudulentas, favorecimentos a políticos locais, financiamento de candidaturas, tudo com dinheiro da Educação e da Educação oficial mesmo! Por que nunca quis me identificar? Peguei no pulo falcatruas e saí do meu cargo de comissionamento por esse motivo. Os superiores, provavelmente estavam envolvidos e preferiram me pôr num círculo de gelo (não da Antártida). Voltei a trabalhar na minha sala de aula. Mas da escola dá para ver e sentir o que acontece e ao mesmo tempo a falta de fé dos alunos. Só que eles não acreditam na cultura, na ética em nada. O enriquecimento fácil já os seduziu. O jovem, ao que parece, não percebe que um passo vem atrás do outro e não quer fazer sua parte, ele que está começando. Não são todos assim, mas são muitos.
Por que não gosto do Alckmin? Porque, pelo menos na minha região, foi na época dele que tudo começou: não havia mais controle sério de verbas. As nomeações se originaram na mais reles política a serviço do "todo mundo contentinho, não se controla nada, OK?" Algumas pessoas mandaram denúncias a São Paulo, mas foram engavetadas. Tem-se feito uma transferência brutal de prédios do Governo em áreas nobres dos municípios para as Prefeituras e, com as municipalizações, politizou-se tudo. Os critérios técnicos foram para o beleléu e até financiamentos de campanhas estão ocorrendo através da Educação. Pode? É por isso que a gente está na bunda, mesmo, de sua história "medíocre". A gente se sente mal e só vai poder tomar outro banho quando as coisas mudarem.

Unknown disse...

O anónimo veio por lã e saiu tosquiado. Porque este mal amado não vai ler o bunda suja do zé dirceu? com certeza lá não tem que escrever tanto excremento. É bastante que o leia.

ma gu disse...

Alô, Adriana.

Historinha de bichos...
Fiquei esperando um pouco, como um gavião observando a presa. O anônimo não percebeu que, como um tatu, entrou numa toca pequena e não pode ir em frente. Este blog é como uma familia de suricatos. Verdadeiro matriarcado. Ficou com o rabo exposto ou como naquele samba, com a bunda exposta na janela.
O resultado é que os famosos 26 vão passar a mão nela.
Ruído de gargalhada...

Anônimo disse...

Magu:
Eu vou passar outra coisa nele...porém com duas camisinhas! Isssschiii.
Sai daqui seu petralha filho de uma mãe e muitos pais.